Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Pede pra sair


No iate • Deputado estadual Leonel Pavan (PSDB), vereador Claudir Maciel (PSD, por enquanto...) com o empresário Rudis Cabral (no seu baita iate) e os manos, também empresários, Jorge e Paulo Caseca. Hummm...

O argumento contra a Guarda Armada de Itajaí ganhou força com o recente escândalo da Codetran. Vivemos um momento histórico. A pergunta que se faz é a seguinte: e se um contingente de guardas armados ficar sob a direção de mãos inábeis ou mal intencionadas?

‘Teje preso!’

Os contrários à guarda armada de Itajaí dizem que por mais que se argumente para que essa nova força policial surja, seus integrantes não serão nada mais nada menos do que barnabés com revólver na cintura. E lembram que se a abordagem dos guardinhas da Codetran já é muitas vezes arrogante (graças a Deus, uma minoria), imagina a de um guarda armado. Hein?

Menos armas, mais empregos

O fato, defendem esses “pacifistas”, é que o melhor investimento e o mais barato são a prevenção: educação integral, mais voltada ao mercado de trabalho e ainda a criação de empregos (e lazer) para a juventude, especialmente a que mora em regiões onde a marginalidade alvissareira deita, rola e alicia.

Olho vivo

As investigações do Gaeco mostraram também que funcionário público de carreira não é necessariamente garantia de bons serviços e de eterna lisura, mesmo sabendo que a grande maioria desses barnabés honra a camisa que veste. É preciso estar de zoio vivo.

E aí?

Quem o povo escolhe para liderar o serviço público tem que fiscalizar de pertinho. A desculpa do “não sei e do não sabia” não cabe mais, né? Aliás, priguntar não ofende: o que acontece com os funcionários de carreira pegos em atos de corrupção? Comissionados pegos com a boca da botija, mesmo antes de se provar alguma coisa contra eles, são exonerados na tampa, na hora. E os efetivos?

Carro preto

Em tempo de operação policial para tudo quanto é lado, quando um carro preto ou da polícia estaciona perto de órgão público, a notícia corre a city peixeira. A última é que as investigações policiais tinham chegado no porto, por conta de bagrões, ops, autoridades que estiveram na autarquia, dia desses de manhã. Mas era alarme falso.

Voracidade

Outro efeito das prisões e investigações que rolam na city peixeira é a voracidade de certas figuras carimbadas, ditas de oposição, que cobram de todos, especialmente da imprensa, a execração política do governo atual como se todos fossem culpados de tudo. Lógico que os culpados têm que ser punidos e o atual governo está envolvido no maior escândalo de corrupção da história e, portanto, deveria ser mais ágil em investigar e coibir tais atos.

Uma coisa é uma coisa...

Por outro lado, as figuras carimbadas cobram sangue da imprensa, como se a imprensa peixeira não cumprisse seu papel e precisasse de lição de moral de quem quer ver o circo pegando fogo por motivos político-partidários. Política partidária na imprensa num dá, né?

Quer porque quer

Os linguarudos de plantão dão conta de que o ex-secretário de Habitação, Sadi Antônio Pires, que é o primeiro suplente do PMDB, quer porque quer sentar os glúteos na cadeira estofadinha da piramidal casa do povo, no lugar de Afonso Sereno Arruda, preso preventivamente na Dupla Face. Sadi chegou a ser detido também. Não haveria empecilho, mas seria de bom alvitre não assumir.

Endoidaram

Aliás, os petistas não engoliram a saída da dupla dos barbudinhos, Volnei e Thiago, e alardeiam que o vereador ficou devendo pro partido cerca de quatro mil reales. Pelo navegar dos barcos no rio Itajaí-Açu, os petistas prometem azucrinar a vida de VM&T. Qui coisa, meu povo!

Pesquisa

No final de semana este articulista recebeu a pesquisa do instituto Síntese sobre a intenção de voto dos eleitores em Balneário Camboriú, realizada no dia 12 de setembro: Se a eleição fosse hoje, 41% votariam numa dobradinha entre Fabrício Oliveira (PSB) e Claudir Maciel (PSD). Outros 30% não sabem ou não opinaram. Na segunda posição estariam os nomes de Fábio Flor (PP) e Nilson Probst (PMDB), com 26%. Brancos e nulos somam 1,3%.

Prefeito

Se a eleição fosse hoje e considerando somente os candidatos para prefeito, o resultado ficou o seguinte: Fabrício Oliveira 41%, não sabe ou não opinou 28%, Fâbio Flor 22%, Claudir Maciel 4%. Brancos e nulos 2,6%. A pesquisa é assinada pela Síntese Pesquisa e Assessoria.

Vice

Na opção de escolha do vice, a pesquisa aponta para os números: não sabe ou não opinou 32%, Fabio Flor 16%, Claudir Maciel 15%, Pavan Junior 14%, Orlando “Anjoletti” 8%, Nilson Probst 5%, Auri Pavoni 4%, Pedro Frances 3% e Carlos Humberto Filho (PR) não obteve voto na pesquisa estimulada para vice.

Opção

Independentemente do seu voto, quem você acha que vai ser o próximo prefeito? A essa questão, o resultado foi o seguinte: 40% não sabe ou não opinou, Fabrício Oliveira somou 21%, Leonel Pavan também 21%, Fabio Flor 8%, Claudir Maciel 2%, Pavan Junior 2%, Asinil Medeiros, Moacir Schmidt, Nilson Probst e Dão Koeddermann aparecem embolados com 0,67%, seguido do lanterna, Carlos Humberto Filho 0,33%.

Estimulada

Entre a estimulada, sobre em quem você votaria para prefeito se a eleição fosse hoje: Fabrício Oliveira 29%, Leonel Pavan 22%, “não sabe ou não opinou” 18%, Fábio Flor 10%, Pavan Junior 6%, Claudir Maciel e Auri Pavoni estão com 3%, Nilson Probst 2%, brancos e nulos 0,67%.

Vereador

Sobre qual o vereador mais atuante na cidade, não sabe ou não opinou 57%, Claudir Maciel somou 16%, Leonardo Piruka 5%, Elton Garcia 4%, Mariza Zanoni 3%, Asinil Medeiros e Nilson Probst tem 2,68%, Orlando Angioletti e Pedro Frances 2,01%, Marcelo Achutti 1% e Eduardo Mengueli, Jone Mói, Moacir Schmidt e Roberto Souza Júnior, estão com 0,67% cada.

Atenção

O que mais chamou a atenção é a liderança do pré-candidato Fabrício Oliveira (PSB) para o paço de BC, ameaçado em apenas uma situação, pelo deputado estadual Leonel Pavan (PSDB), que já foi prefeito por três oportunidades.

Chama atenção

Entre os vereadores, o que mais chama atenção é o alto índice de desconhecimento do trabalho dos parlamentares, sendo os de oposição mais bem cotados na pesquisa, que também traz o vereador detido e indiciado na operação Trato Feito, entre os três primeiros da casa. É claro que pesquisa neste período é balão de ensaio. Não estou duvidando do instituto Sintese. Mas se a pesquisa fosse feita pelo IPS da Univali, assinava embaixo...

Quer a cabeça

Em Itapema a vereadora Nilza Simas (PSD), a “rainha do barro”, quer a cabeça do presidente da Fundação do Meio Ambiente Léo da FAACI, porque este estaria demorando pra liberar pedidos. Mas é fato que ninguém até hoje colocou o trabalho dele em desconfiança e há voz corrente de que ele tem feito excelente trabalho no debate do plano diretor da cidade.

Segurou

Inclusive foi por causa do plano diretor de Itapema que o prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB) segurou as licenças de construção e enfrentou a turma da construção civil. Até o alcaide teria já reconhecido o trabalho do Léo da FAACI. Então porque a “rainha do barro” quer porque quer a cabeça do menino?! Além de Deus, mais gente deve saber...

Plano diretor e canja da galinha...

Tudo isso é interessante porque é raro ver um representante ambiental do governo com apoio dos representantes ambientais na Capital do Ultraleve. Não é tarefa fácil porque a maioria dos movimentos ambientalistas tão propensos a uma discussão mais acirrada e até de arrepiar os cabelos do careca. 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Pauta-bomba no legislativo

JotaCê

Pauta-bomba no legislativo

Calorão domina os próximos dias.

Charge do Dia

Calorão domina os próximos dias.

Entre rios e cidades

Clique diário

Entre rios e cidades

Tabelamento de preços nas praias

Coluna Acontece SC

Tabelamento de preços nas praias

Janeiro Branco: saúde mental não é campanha, é cuidado

Ideal Mente

Janeiro Branco: saúde mental não é campanha, é cuidado




Blogs

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Haikai moderno — quando o instante também é urbano

VersoLuz

Haikai moderno — quando o instante também é urbano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.