Colunas


A espetacularização eleitoral


(1) “Não é o Governo. São os Políticos!”; (2) “Política e Novas Ideias... Mas quais são? Tem um vazio aí!” Duas frases que ouvi de duas pessoas diferentes e que nem mesmo se conhecem. Amigos que, ao expor seus sentimentos políticos, não expressaram inconformismo ou decepção, mas apatia sobre a política, sobre pré-candidatos, sobre o que teremos adiante! Quase o posicionamento de frustação antecipada. E isso me colocou a pensar sobre o que podemos e o que pretendemos.

O eleitor nunca estará errado, o eleitor não vota errado e nem pode ser acusado de ter os políticos que merece. Em boa parte há repetição da história recente, mas como farsa, como engano, como sedução, como imagem que não gera futuro. Do futuro colhemos somente a esperança no presente. São flores que murcham com tamanha rapidez que basta uma noite para a dessecação do ímpeto de esperança.

Mas política é esperança! O primeiro ato é fazer acreditar! E isso não é injustiça quando o protagonista está muito próximo do que fala! O futuro jovializado como se a criança de hoje pudesse assegurar o futuro de muitos amanhãs! Recentemente temos colhido poucos frutos de fé e esperança! É preciso ser doutor em gente! É fundamental ser especialista em pessoas! É necessário que o candidato se reconheça nos outros e não seja um espetáculo de mídia!

“Não é o Governo. São os Políticos!” Parece-me termos duas necessidades imediatas. A primeira delas é conseguir solidificar o estado de Direito, para o qual o fenômeno “Lava Jato” tem sido a principal imagem de renovação do espírito político e que desloca a fiscalização do governo para o judiciário ao invés do parlamento (Congresso Nacional, Assembleias, Câmaras de Vereadores). A segunda é obter menos espetáculo eleitoral e mais análise de biografia de políticos.

Cidadão, me responda por favor: quais são os princípios e elementos segundo os quais você se posiciona para votar em alguém? Se o candidato é confiável, por que o é? Se ele lança esperança, como o faz? Se ele se demonstra capacitado, o que fez antes nos últimos cinco anos? As respostas serão chão firme para suas decisões. Não se espante se mudar de posicionamento, se mudar de candidato, e mudar de decisão!

O governo será o resultado de três bases: (a) perfil de candidatos e de quem o rodeia; (2) como ele se demonstra preparado em termos de ser esperança no futuro e seus feitos até agora, por que não é suficiente ser bem apessoado; (3) o que a cidade exige dele e do conjunto de governantes (porque a Câmara de Vereadores precisa de inovação, renovação e segurança). Mais do que isso voltamos a um jogo televiso como “Big Brother” no qual você será induzido a tomar a sua decisão, desde que seja a do que lhe induziram a tomar. Assim, nunca será sua decisão.

Agora, em período eleitoral, podemos traduzir a frase “Não é o Governo. São os Políticos!” por “Não é o Governo. São os Candidatos os nossos problemas!” Não é um cheque em branco para os candidatos. É bom repetir: É preciso ser doutor em gente! É fundamental ser especialista em pessoas! É necessário que o candidato se reconheça nos outros e não seja um espetáculo de mídia!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da regulamentação dos ciclomotores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil

8 DE JANEIRO

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil

Congresso pode reduzir ainda mais espaço para mulheres na política

MULHERES NA POLÍTICA

Congresso pode reduzir ainda mais espaço para mulheres na política



Colunistas

Prestígio do Ratinho

JotaCê

Prestígio do Ratinho

Reviravolta na CPMI

Coluna Esplanada

Reviravolta na CPMI

Voto impresso e auditável

Coluna Acontece SC

Voto impresso e auditável

Traficantes influencers" presos com 200 kg de drogas se livram da prisão

Charge do Dia

Traficantes influencers" presos com 200 kg de drogas se livram da prisão

O impacto dos tributos na pequena e média empresa: desafios e soluções

De Olho no Fisco

O impacto dos tributos na pequena e média empresa: desafios e soluções




Blogs

Trabalho importante

Blog do JC

Trabalho importante

Santacosta inaugura

Blog da Jackie

Santacosta inaugura






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.