Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Saiba tudo sobre a rodada dupla de Jacarta, próximo desafio na Fórmula E


Publicado 01/06/2023 13:26
Alterado 01/06/2023 13:28

Lar de 273 milhões de pessoas, a Indonésia está pronta para receber, pela segunda vez em sua história, o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, com a realização da rodada dupla do Gulavit Jakarta E-Prix 2023, etapas 10 e 11 da competição.

Com 2.370 km de extensão e 18 curvas, o circuito de rua de Jacarta foi construído ao lado do pitoresco Ancol Beach – o maior parque do Sudeste Asiático, o qual recebe cerca de 40 mil visitantes por dia. O traçado conta com setores técnicos e de alta velocidade, com uma mistura de ondulações e saliências.

Na temporada passada, Jacarta recebeu pela primeira vez o Mundial de Carros Elétricos e contou com uma das provas mais emocionantes da competição, com três pilotos disputando a vitória até a bandeirada.

A corrida parecia favorável e controlada por Jean-Eric Vergne, até que o piloto da DS Techeetah sofreu um forte ataque de Mitch Evans e viu a liderança escapar. Ambos seguiram disputando curva a curva e, em poucas voltas, ganharam a companhia de Edoardo Mortara. No fim, a vitória ficou com o piloto neozelandês da Jaguar.

O Mundial até o momento

Após nove etapas, a nona temporada da Fórmula E tem um novo líder. O neozelandês Nick Cassidy (Envision Racing) conquistou sua segunda vitória consecutiva no mundial ao vencer o E-Prix de Mônaco, e ultrapassou o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche).

Esta foi a quarta vitória consecutiva de um carro da Jaguar, mostrando o grande momento tanto dos carros da Envision Racing, quanto da Jaguar TCS Racing. Se Cassidy vem de duas vitórias consecutivas, seu compatriota Mitch Evans foi o vencedor das duas corridas anteriores.

Agora, Cassidy está 21 pontos à frente de Wehrlein. Além de ter perdido a liderança, Wehrlein agora viu outros adversários se aproximarem, como Jake Dennis (Avalanche Andretti), que voltou a subir no pódio em Mônaco após ter ficado sem pontuar em algumas provas. Evans agora é o quarto colocado, seguido por Jean-Eric Vergne (DS Penske), que fez uma recuperação impressionante na etapa passada ao largar em último e terminar em 7º.

A Envision Racing saltou para o topo da classificação no Mundial de Equipes, 14 pontos à frente da TAG Heuer Porsche, enquanto a Jaguar TCS Racing está em terceiro.

Os brasileiros no Mundial

Tanto Lucas di Grassi (Mahindra Racing) quanto Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) não conseguiram pontuar nas últimas cinco provas do mundial, um jejum incomum para o Brasil na história da Fórmula E.

Em sua temporada de estreia na NIO, após três temporadas na Dragon Penske, Sette Câmara tem mostrado um bom desempenho pela nova equipe, principalmente nos treinos classificatórios. Porém, o carro não tem tido a mesma eficiência durante as corridas.

Apesar das dificuldades, o piloto mineiro está confiante de que o carro tem evoluído nas últimas provas, e que em Jacarta pode finalmente voltar a pontuar no Mundial.

“A NIO foi competitiva em Jacarta no último ano. Nesta temporada estamos em uma boa curva de crescimento e, desde São Paulo, encontramos boa performance em ritmo de classificação e já conseguimos nos colocar nos duelos em algumas oportunidades”, explicou Sérgio Sette Câmara.

“A pista aqui da Indonésia é bem difícil de ultrapassar e, com isso, conseguindo nos colocar bem no quali temos uma boa perspectiva de seguir na frente durante as corridas e concretizar um resultado expressivo. Vamos trabalhar duro para que isso seja possível nas duas corridas”, completou o piloto brasileiro da NIO.

Do lado da Mahindra, Lucas di Grassi teve um início animador: pole position e terceiro colocado na corrida de estreia, na Cidade do México, sua primeira pela equipe indiana. Mas, parou por aí: o piloto brasileiro não voltou a pontuar no campeonato.

Após mais um eprix em jejum, Di Grassi desabafou sobre os problemas no carro ao final da corrida em Mônaco, e explicou o que esperar para Jacarta.

“O que nos falta é um carro que possa nos colocar na zona de pontuação. Precisamos melhorar todos os carros da Mahindra, e vamos tentar fazer isso para Jacarta”, comentou Di Grassi, que realizou alguns testes pela Mahindra nos últimos dias.

Novidades na Mahindra

Falando na equipe indiana, Lucas di Grassi terá um novo companheiro de equipe neste fim de semana em Jacarta. A Mahindra anunciou nesta semana que o espanhol Roberto Merhi assumirá o lugar do britânico Oliver Rowland no restante desta temporada.

A Mahindra declarou que foi feito um “acordo mútuo” entre Rowland e a equipe, chegando ao fim a passagem do piloto britânico no time. Em nove provas na atual temporada, Rowland conquistou nove pontos.

Roberto Merhi tem um currículo de corrida muito impressionante. Tendo corrido na Fórmula 1 com a Manor Marussia F1 Team em 2015, ele também teve sucesso vencendo corridas em vários campeonatos, incluindo Fórmula Renault, F3 espanhola, F3 britânica e Fórmula Renault 3.5 Series, além de ter disputado o Campeonato Asiático de Pilotos da Série Le Mans em 2020.

“É uma grande honra para mim representar a Mahindra Racing nas corridas em Jacarta”, disse Merhi sobre a notícia. “Estou incrivelmente grato pela oportunidade e determinado a aproveitá-la ao máximo.”

“Tive a chance de pilotar o M9Electro no Rookie Test em Berlim, mas a Fórmula E é muito diferente de qualquer outra série em que corri, então a curva de aprendizado será íngreme. Mas me sinto animado e pronto para o desafio.”

Confira abaixo a programação do Gulavit Jakarta E-Prix 2023

Sexta-feira, 02 de junho 2023

Treino Livre 1 - 05:30 (Transmissão no YouTube do Grande Prêmio)

Treino Livre 2 - 22:10 (Transmissão no YouTube do Grande Prêmio)

Sábado, 03 de junho de 2023

Classificatório - 00:40 (Transmissão no YouTube do Grande Prêmio e BandSports)

Corrida/Largada - 05:00 (Transmissão na Band TV, BandSports e YouTube do Grande Prêmio)

Treino Livre 3 - 22:10 (Transmissão no YouTube do Grande Prêmio)

Domingo, 04 de julho de 2023

Classificatório - 00:40 (Transmissão no YouTube do Grande Prêmio e BandSports)

Corrida/Largada - 05:00 (Transmissão na Band TV, BandSports e YouTube do Grande Prêmio)

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

 

 


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

A bordo do esporte

Mais sobre o 13º Rally Náutico do YCI

A bordo do esporte

Biografia de Robert Scheidt vem aí

A bordo do esporte

ABVO explica mudança da Bico de Proa para RGS Cruiser

A bordo do esporte

Melhores do Ano de VA'A premiam atletas do YCB

A bordo do esporte

Fórmula e FIA lançam GEN3 Evo em Mônaco

A bordo do esporte

Fórmula E: Alemão vence na Itália e assume a ponta do Mundial dos Carros Elétricos

A bordo do esporte

Arnold Sports Festival celebra parceria bem-sucedida com expositores e palestrantes

A bordo do esporte

Pesca & Companhia Trade Show mudará de local em 2025

A bordo do esporte

Félix da Costa é desclassificado e perde vitoria em Misano, na Itália

A bordo do esporte

Baixe o aviso de regata da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A bordo do esporte

Fórmula E: Português Felix da Costa vence primeira corrida do Circuito de Misano. Amanhã tem mais!

A bordo do esporte

Rookie Test da Fórmula E teve brasileiro

A bordo do esporte

Brasileiros projetam E-Prix de Misano da Fórmula E

A bordo do esporte

Lola Cars na Fórmula E

A bordo do esporte

Forster Fitness & Reviews se destaca no Arnold Sports Festival South America

A bordo do esporte

Fórmula E e Sony fazem parceria na Índia

A bordo do esporte

Arnold Sports Festival 2024 bate recordes

A bordo do esporte

Fórmula E terá rodada dupla neste fim de semana no Circuito de Misano



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



TV DIARINHO






Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯





De tudo

Diversos

Abiminvstig Detetives Particulares

Diversos

Vende-se Montain Bike

R$ 750,00

Negócios e oportunidades

Compro Ouro



Empregos

Tenho vaga para

Fetrammasc Contrata

Ofereço-me para trabalhar

Pedreiro Com Boas Referências

Ofereço-me para trabalhar

Cuidadora De Idosos C/ Curso

Ofereço-me para trabalhar

Casal Para Cuidar De Chácaras E Sítios

Ofereço-me para trabalhar

Empregada Doméstica Em Itajaí



Imóveis

Apartamento

Vendo Apto Em Camboriú

R$ 400.000,00

Comercial

Alugo Salas + Apê Em Bc

Comercial

Alugo Sala

Sítio, Chácara ou Fazenda

Aluga-se Linda Chácara Na Paciência

R$ 5.000,00

Comercial

Pechincha - Vendo



Veículos

Motos

Cb 250f Twister Abs

R$ 21.900,00

Motos

Cg 160 Start

R$ 15.900,00

Motos

Cg 160 Fan

R$ 19.500,00

Motos

Biz 125

R$ 18.900,00

Motos

Biz 125

R$ 18.500,00





MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação