Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Mundial de Snipe 2019: Brasileiros sempre entre os melhores na versão junior


Publicado 06/09/2019 13:32

O Mundial de Snipe 2019 ocorre em Ilhabela (SP), na Escola de Vela Lars Grael, no mês de outubro, e deve reunir mais de 80 competidores de 12 países.

O evento disputado de dois em dois anos abre espaço à nova geração da vela com a realização das regatas dedicadas aos atletas com até 22 anos. As provas do Mundial Júnior de Snipe serão de 2 a 5. A versão sênior, que é aberta à todas as idades, será de 8 a 12. O Brasil tem ao todo oito títulos mundiais júnior desde 1973 quando a organização da classe começou a promover a competição sub-22. A dupla Tiago Brito e Antonio Rosa é a atual campeã mundial na categoria júnior no Snipe. Os velejadores conquistaram o título em 2017, em La Coruña, na Espanha. ''O título na Espanha estava nos nossos planos. Era o nosso último ano e queríamos ser campeões. Treinamos, chegamos mais cedo e investimos no melhor material para correr o Mundial Junior'', explicou Tiago Brito. A dupla gaúcha Tiago Brito e Antonio Rosa está inscrita para as regatas de Ilhabela (SP), mas agora só na categoria sênior, pois atingiu o limite de idade. ''Para 2019 espero uma disputa muito forte, com previsão de ventos fortes, o que eleva o nível. O campeonato está em aberto e queremos fazer uma competição consistente. Tirando as classes olímpicas, é uma das categorias mais fortes do mundo ao lado da Star''.

Snipe abre espaços em outras classes

Depois das conquistas do Mundial Jr de Snipe em 1996 e 1997, o catarinense André 'Bochecha' Fonseca ganhou projeção internacional, representando o Brasil em Olimpíadas e regatas de Volta ao Mundo, hoje chamada de Ocean Race. O velejador profissional é um defensor do Snipe, a classe que considera a melhor para a transição do Optimist (classe de introdução à vela) para outro monotipo. ''O Snipe é uma das melhores opções no Brasil. É uma classe numerosa, nível técnico alta e histórico de grandes velejadores''. ''A classe serviu muito na minha carreira porque já estava comandando um barco, e, ao mesmo tempo, aprendi muito'' disse André 'Bochecha' Fonseca, que hoje é tático da equipe profissional de vela oceânica Pajero, atual campeã da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. ''Quem sabe um dia eu volte a navegar de Snipe, com certeza voltarei. É um barco para navegar com a família, curtir o fim de semana e não requer muita condição financeira''.

Brasileiros campeões mundiais júnior

1978 - Mission Bay (Estados Unidos) - Torben Grael | Eduardo Mascarenhas 1996 - São Paulo (Brasil) - André Fonseca | Pablo Furlan 1997 - Mar Menor (Espanha) - Andre Fonseca | Roberto Paradeda 2005 - Rio de Janeiro (Brasil) - Victor Demaison | Mario Tinoco 2007 - San Remo (Itália) - Mario Tinoco | Matheus Gonçalves 2009 - San Diego (Estados Unidos) - Mario Tinoco | Matheus Gonçalves 2013 - Rio de Janeiro (Brasil ) - Lucas Mesquita | Douglas Gomm 2017 - La Coruña (Espanha) - Tiago Brito | Antonio Rosa Uma curiosidade: O bicampeão olímpico Torben Grael é o único da lista no País que venceu as duas versões: o júnior e o sênior. O velejador subiu no lugar mais alto do pódio em 1978, no campeonato júnior Mission Bay (Estados Unidos), ao lado de Eduardo Mascarenhas. ''O Snipe é uma categoria muito forte no Brasil e desde cedo os atletas podem escolher entrar na classe. Tanto pela facilidade de ter um barco, quanto pela quantidade de competições vigentes'', explicou Bruno Prada, medalhista olímpico e organizador do evento. As primeiras duplas devem chegar a Ilhabela (SP) duas semanas antes do evento para treinamento e reconhecimento da raia.

Sobre o barco

Classe: Snipe Class International Racing Association Nº de tripulantes: 2 Designer: William Crosby Material do casco: madeira ou fibra de vidro Ano do primeiro projeto: 1931 Comprimento do casco: 4,7 m Quantidade de vela: 2 (mestra e buja) Peso do barco: 173 kg  

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Revés no crime

Coluna Esplanada

Revés no crime

Inadimplência bate recorde entre famílias catarinenses

Charge do Dia

Inadimplência bate recorde entre famílias catarinenses

Disputa declarada

Coluna Acontece SC

Disputa declarada

Descaso na Brava

JotaCê

Descaso na Brava

Coluna Exitus na Política

Ritos sociais e as vontades




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.