Blogs | A bordo do esporte
A bordo do esporte
Por Flávio Perez - Flavio@onboardsports.net
Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race
Como içar um multicasco com mastro de 35 metros?
Publicado 23/03/2019 13:03
Duas semanas depois de ter lançado seu novo trimarã para os principais desafios da temporada, o francês Thomas Coville colocou o multicasco Sodebo Ultim' na água.
O barco voador foi projetado e construído para dar a volta ao mundo em solitário e a quebra do recorde. O Sodebo Ultim' tem 31 metros de comprimento e 21 de largura. O processo de colocar o barco na água envolveu vários profissionais, inclusive Coville. Para se ter uma ideia, só o mastro tem 35 metros, o que exigiu um equipamento maior ainda para içar da terra pra água. O trimarã foi construído na Multiplast, em Vannes, na França.
Veja o processo [embed]https://www.youtube.com/watch?v=b97rfEkEUcw[/embed] Thomas Coville é o atual campeão da Transat Jacques Vabre na categoria dos Ultim'. Em 2017, o Sodebo (antigo multicasco dele) cruzou a linha de chegada em primeiro lugar em Salvador, na Bahia. Em 2015, em Itajaí, o a versão anterior do barco ficou em segundo lugar.
Sodedo Ultim' em números: Comprimento: 31 m Largura: 21,20 m Altura do mastro: 35 m Corda do mastro: 1,20 m Velas de superfície máx. contra-vento: 444 m² Vistas de área máxima até o solo: 663 m²
O objetivo de Coville O francês Thomas Coville quer dar a volta ao mundo em solitário a bordo do trimarã (barco com três cascos) em 40 dias. Ele já tem o recorde, que é de 49 na versão antiga do Sodebo… A construção do veleiro durou 18 meses e excedeu as cifras de 10 milhões de euros. Nesses quase dois anos de construção, mais de 450 fornecedores moldaram o barco de carbono.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.