Publicado 26/12/2025 09:22
Convidado, o socadinho escriba, visitou o Semasa, onde conversei com o diretor geral, Celso Hugo Praun Filho, o Celsinho. Cheguei na hora em que estava reunido o “comitê gestor”, que se reúne praticamente todos os dias para deliberar ações, no que foi realizado e o que tem que ser feito, denominado de “Ação Verão”, com o intuito de tratar deste período, onde o consumo explode.
Primeiro ano
Celsinho, mostrou o que tem sido feito, neste primeiro ano em que assumiu o comando da autarquia de água & esgoto da city pexêra. Ninguém quer olhar pra trás no retrovisor, mas, quando assumiu o Salmasa, ops, Semasa, descobriu-se que não foi investido nada nos últimos doze anos.
Gestão
Os avanços, quando se coloca “gestão”, ficam evidenciados, quando em apenas três sob o novo comando e com o aval do prefeito Robison Coelho (PL), foi lançado o edital da licitação de quase 40 milhões de reales pra uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com previsão de aumento de 40% de capacidade de tratamento e abastecimento de Itajaí e Navegantes.
Reservação
Um dos maiores problemas que é o de reservação de água, tem sido enfrentado, com investimentos em reservatórios, o primeiro, com capacidade de 2,5 milhões de litros e a previsão da construção de mais sete por toda Itajaí, nos próximos anos.
Navega City
O Semasa, fornece água tratada pro outro lado da vala, em Navega City, em um contrato que foi “amarrado” lá atrás, onde a secretária de Água e Saneamento Básico (Sasan), paga um valor pequeno à autarquia pexêra, e repassa ao consumidor final dengo-dengo, com um baita lucro, mas, estaria pecando em acelerar a construção de reservatórios. O que prejudica Navegantes e Itajaí.
Água sumindo
Outro grave problema e pude ver com os olhos que a terra a de comer, pedaços de canos e estruturas que foram retiradas “debaixo da terra”, onde se constatou vazamentos que provavelmente ocorreram durante décadas.
Caçadores de vazamentos
A autarquia adquiriu modernos traquitanas, os geofones pra “caçar” vazamentos. O primeiro bairro que passou por uma varredura, foi a Ressacada, onde se descobriu mais de 20 pontos, onde a água carcava da rede, jorrando o precioso líquido e prejudicando a pressão. Pasmem, o Semasa, não tinha os geofone, mas, a atual gestão adquiriu os aparelhos.
Projetos
Uma ação importantíssima na gestão do Celsinho no Semasa, é a da elaboração de projetos, são mais de 32 a serem executados e que são fruto de estudo técnico, com abrangência em todas as áreas da autarquia, focando na modernização e renovação do Salmasa, ops, Semasa.
Buscar recursos
O Celsinho, também, enfatizou de que montou equipe pra não apenas elaborar, mas, buscar recursos, por exemplo, onde está o dinheiro, em Brasília, isso com uma adequação orçamentaria visando viabilizar investimentos estruturais via PAC – em esgoto e água, com rede de distribuição e reservatórios pro ano que chega, 2026.
PDV
O Semasa, também está promovendo, com base em um estudo estratégico a sua reestruturação institucional, com reforma de gestão, revisão do plano de cargos e salários e a implementação do PDV – Programa de Desligamento Voluntário.
Outras ações
Enfim, são uma série de ações, que englobam, ainda, concurso público pra que a autarquia passe a contar com mais engenheiros. Mudança do ponto de captação, pra ninguém nunca mais se preocupar com o fantasma da cunha salina, entre outras.
Foto (Dudu Reis)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.