ECONOMIA

Itajaí lança o Cidade Empreendedora; entenda os principais pontos

Projeto em parceria com o Sebrae/SC quer estimular novos negócios e a geração de empregos. BC também aderiu ao programa

Projeto terá ações pra formação de empreendedores e fortalecimento de pequenas empresas (Foto: João Batista)
Projeto terá ações pra formação de empreendedores e fortalecimento de pequenas empresas (Foto: João Batista)
miniatura galeria
miniatura galeria

Itajaí ganhou um novo estímulo pra abertura de empresas e a geração de empregos. O programa Cidade Empreendedora, projeto da secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae/SC, foi lançado na terça-feira com a proposta de desburocratizar processos, facilitar novos negócios e incentivar o empreendedorismo.

O programa será implementado ao longo de dois anos em Itajaí, abrangendo diferentes eixos estratégicos voltados ao fortalecimento do ambiente de negócios. Os principais pontos são a redução da burocracia pública, capacitação de servidores e de empreendedores, novos serviços ao cidadão e ampliação do acesso ao crédito para pequenos negócios.

Continua depois da publicidade

Em Itajaí, o programa também quer trabalhar com ações nas escolas, promover negócios da área da inovação e valorizar iniciativas ligadas à economia criativa, como artesanato e eventos culturais, e no segmento da economia azul, fortalecendo a vocação do setor náutico e de turismo da cidade.

Continua depois da publicidade

No lançamento do projeto, a gerente regional do Sebrae, Juliana Bernardi, destacou a atuação em diversas frentes em Itajaí. “Nosso objetivo é tornar o município mais empreendedor, facilitando a vida dos empresários locais e promovendo um ambiente de negócios mais favorável. Isso contribui para o aumento da produtividade, geração de emprego e renda”, comentou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Gabriela Kelm, ressaltou que o programa traz um trabalho completo de consultoria para desburocratizar a máquina pública, prevendo avanços em vários serviços.

“Um deles é a Sala do Empreendedor, onde trabalharemos para reduzir ainda mais o tempo médio de abertura de empresas. Hoje, já operamos com média inferior a 24 horas, mas há cidades que conseguem abrir empresas em apenas duas horas — queremos atingir esse nível de agilidade e eficiência”, pontuou Gabriela.

O programa tem eixos específicos pra educação do empreendedorismo e inclusão social pelo trabalho. Nas escolas, haverá estímulo para a formação de empreendedores desde a educação básica. Para pessoas em situação de vulnerabilidade, o município pretende reduzir desigualdades sociais por meio do empreendedorismo e da capacitação para o mercado de trabalho.

Itajaí tem hoje mais de 70 mil empresas ativas, o quarto maior número no estado, atrás apenas de Florianópolis, Joinville e Blumenau. A cidade já tem se destacado pela agilidade na abertura de negócios e pela diversificação de setores como construção civil, comércio, logística, tecnologia e turismo. Neste ano, até abril, Itajaí gerou mais de quatro mil empregos e registrou a abertura de 1149 novas empresas.

 

Conheça os principais eixos do programa

Gestão e políticas públicas: modernização da administração municipal, com foco na desburocratização e no fortalecimento da cultura empreendedora no setor público

Continua depois da publicidade

Lideranças locais e governança: capacitação de servidores e agentes de desenvolvimento para atuarem de forma integrada em ações de desenvolvimento econômico

Simplificação: redução da burocracia e aperfeiçoamento dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, facilitando o empreendedorismo

Sala do Empreendedor: fortalecimento e ampliação dos serviços oferecidos, com capacitações e melhorias no atendimento ao cidadão

Compras públicas e acesso ao crédito: incentivo à participação de pequenos negócios nas compras públicas municipais e ampliação do acesso ao crédito

Empreendedorismo nas escolas: estímulo ao comportamento empreendedor desde a educação básica, com metodologias adaptadas à realidade dos alunos

Continua depois da publicidade

Inclusão socioprodutiva: geração de oportunidades para públicos em situação de vulnerabilidade, com ações de capacitação e inclusão produtiva

Identidade, vocações e mercado: valorização das características culturais e econômicas locais, com foco em áreas como artesanato, turismo e Economia Azul

Inovação: fortalecimento do ecossistema de inovação, com foco na transformação digital, adoção de tecnologias e promoção de políticas públicas inovadoras

 

BC também adere ao programa com ações até 2026

Desburocratização, empreendedorismo nas escolas e inclu são socioprodutiva são metas (foto: divulgação)
Desburocratização, empreendedorismo nas escolas e inclu são socioprodutiva são metas (foto: divulgação)

 

Continua depois da publicidade

Balneário Camboriú também aderiu ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, com ações previstas para serem executadas entre 2025 e 2026. O lançamento oficial foi na terça-feira, em evento no Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). Esta é a segunda vez que Balneário Camboriú participa do Cidade Empreendedora.

A proposta envolve nove eixos de atuação, entre eles desburocratização, empreendedorismo nas escolas e inclusão socioprodutiva. O objetivo é estimular o desenvolvimento econômico local, com medidas voltadas à facilitação da abertura de empresas, ao incentivo à participação de pequenos negócios em compras públicas e à ampliação do acesso ao crédito.

O programa também prevê a oferta de capacitações para servidores municipais, com foco na melhoria de processos internos. A prefeitura pretende envolver várias secretarias no trabalho, incluindo as pastas do Meio Ambiente, Fazenda, Compras, Turismo, Educação e Assistência Social, além da Fundação Cultural e da Casa Civil. Entidades empresariais e universidades locais também devem participar.

Uma das novidades desta edição é o diagnóstico de inclusão socioprodutiva, que será feito pelo Sebrae para identificar os principais desafios enfrentados por pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir disso, será elaborado um plano com ações voltadas à geração de renda.

A primeira atividade dentro desse eixo já foi anunciada: um curso de panificação que deve abrir inscrições nos próximos meses. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira, o objetivo é oferecer capacitação prática em áreas que apresentam escassez de profissionais.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.76

TV DIARINHO


📈🏙️ CIDADES MAIS EMPREENDEDORAS! BC e Itajaí lançaram o programa Cidade Empreendedora pra facilitar ...





Especiais

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

JULGAMENTO DO GOLPE

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

ATAQUE NA WEB

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

REDES SOCIAIS EM PAUTA

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Armas, drogas, carros e macacos

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

TECNOLOGIA

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador



Blogs

Serelepe

Blog do JC

Serelepe

Estresse Crônico: O Vilão Silencioso da Sua Saúde

Espaço Saúde

Estresse Crônico: O Vilão Silencioso da Sua Saúde



Diz aí

"O hospital [Ruth Cardoso]passa a ser, de fato e de direito, regional e estadual"

Diz aí, Leandro Índio!

"O hospital [Ruth Cardoso]passa a ser, de fato e de direito, regional e estadual"

Leandro Índio no Diz aí! do DIARINHO

AO VIVO

Leandro Índio no Diz aí! do DIARINHO

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Diz aí, Jorge Seif Júnior!

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

AO VIVO

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diz aí, Maria Heloisa!

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.