A Heineken Brasil alterou a fórmula original da cerveja há pelo menos três anos e esqueceu de informar a novidade aos consumidores. O tempo de produção das cervejas reduziu de 28 para 21 dias, embora a publicidade continue a afirmar que o produto é fabricado em 28 dias, conforme a receita original.
Continua depois da publicidade
A redução teria sido feita para atender à demanda por cervejas no país, segundo relatos de ex-funcionários do grupo. A informação foi divulgada pelo colunista Guilherme Amado, do portal ...
A redução teria sido feita para atender à demanda por cervejas no país, segundo relatos de ex-funcionários do grupo. A informação foi divulgada pelo colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles. “Levamos 28 dias para preparar a cerveja Heineken. Para obter o sabor perfeitamente equilibrado, claridade refrescante e a bela cor amarelo-ouro. A qualidade leva tempo, e vale a pena”, detalha a comunicação institucional do site.
Continua depois da publicidade
A redução de tempo teria sido aplicada na última etapa, a maturação, que deveria durar 14 dias ou mais, mas foi reduzida praticamente pela metade.
O mestre cervejeiro global da Heineken, Willem van Waesberghe, veio ao Brasil em 2016 e deu uma entrevista ao Instituto da Cerveja Brasil, na qual reforçou o prazo de 28 dias como parte da receita oficial da marca.
Continua depois da publicidade
Além do tempo para produção das cervejas, Waesberghe destaca o uso de tanques horizontais na fabricação da bebida.
Documentos revelam que a Heineken realizou testes de produção em tanques verticais, contrariando a receita original.
Sobre o caso, a Heineken alega que o tempo mínimo para a produção das cervejas sempre foi de 21 dias. Além disso, a empresa nega fabricação em tanques verticais, mas confirma que os utiliza para testes.