LAS VEGAS
Morre O. J. Simpson, ex-atleta acusado de duplo assassinato
Ex-jogador foi julgado, mas absolvido da acusação de matar a ex-mulher
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]

A família de O.J. Simpson confirmou a morte do ex-atleta, aos 76 anos. Orenthal James Simpson tratava um câncer de próstata. Ele morreu em Las Vegas. "No dia 10 de abril, o nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à sua batalha contra o câncer. Ele estava cercado por seus filhos e netos. Durante este período de transição, sua família pede respeito a seus desejos de privacidade", diz a nota publicada pela família no perfil de O.J. no X (antigo Twitter).
Acusado de duplo assassinato
O.J. Simpson já era astro da National Football League (NFL), a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos, quando foi acusado de ter matado sua ex-mulher, Nicole Brown Simpson, e o amigo dela, Ron Goldman, nos anos 1990. A suspeita era de que O.J. havia matado os dois a facadas.
Continua depois da publicidade
O caso de O.J. foi um dos julgamentos que mais repercutiram nos Estados Unidos. O atleta foi considerado inocente pelo júri. Mais tarde, foi considerado culpado em um tribunal civil e condenado a pagar US$ 33,5 milhões (R$ 170 milhões na cotação atual) em indenizações. O valor, entretanto, nunca foi pago.
Em 2007, Simpson foi preso em Las Vegas por sequestro e assalto à mão armada a dois colecionadores de objetos esportivos. Em 2008, foi condenado e permaneceu preso por nove anos, até que conseguiu liberdade condicional. O.J. deixou a penitenciária de Lovelock, nos Estados Unidos, em outubro de 2017.
Continua depois da publicidade
O povo contra O.J.Simpson
O caso de duplo assassinato envolvendo o nome de O.J. foi contado em uma das temporadas da série American Crime Story, com subtitítulo de "O povo contra O.J. Simpson".
O seriado traz à tona o passado turbulento da relação de O.J. com a ex-mulher assassinada. O histórico de ciúme e agressivo dificultou a defesa do atleta. A história é contada através da perspectiva dos advogados que conduziram o caso.
A série teve 22 indicações a prêmios e ganhou Globo de Ouro de “Melhor minissérie ou filme para a TV” e “Melhor atriz”, para Sarah Paulson, e também nove prêmios no Emmy Awards. A temporada está disponível no streaming Star+.