NOVA TENDÊNCIA
Projeção mapeada está disponível no Crematório Vaticano de Balneário Camboriú
Em breve, serviço fará parte também das cerimônias de despedida em Florianópolis, São José e Itajaí
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]



Uma nova tendência para as cerimônias de despedida acaba de chegar a Balneário Camboriú. Nuvens, campos de trigo, mar ou até mesmo o pôr do sol podem ser usados com a tecnologia de projeção mapeada nas Capelas e Cemitérios Vaticano.
O serviço, que já está disponível em Balneário Camboriú, em breve será lançado também nas unidades de Florianópolis, São José e Itajaí. O sistema audiovisual, que consiste em projetar imagens em superfícies tridimensionais nas cerimônias, tem como objetivo ativar as memórias afetivas dos presentes proporcionando um ambiente diferenciado e relaxante.
Continua depois da publicidade
A diretora da Vaticano, Mylena Cooper, conta que trazer para o setor funerário uma técnica na maioria das vezes utilizada para entretenimento é uma ação desafiadora. Ela explica que a projeção se adapta a qualquer formato ou espaço e vai reforçando as mensagens de acolhimento durante a cerimônia, tornando o momento da homenagem ainda mais especial.
“Esse projeto foi estudado e muito bem pensado com carinho e respeito. Nossa proposta tem como objetivo oferecer a sensação de conforto e amparo às famílias enlutadas”, reforça.
Continua depois da publicidade
Todos os serviços disponíveis nas cerimônias da Vaticano visam acolher a pessoa enlutada e são estrategicamente sincronizados para ativar os cinco sentidos dos presentes.
Para a visão, as luzes de leds que são utilizadas nas salas de velórios na cor azul. O paladar é ativado com comidas caseiras. Já o olfato é estimulado com óleos essenciais específicos para o luto e para o toque, sofás que parecem abraçar e ursos terapeutas de pelúcia para serem abraçados. Por fim, para a audição, som ambiente e músicas específicas.
A Vaticano é a primeira empresa do Sul do Brasil a disponibilizar o serviço de projeção mapeada e também foi pioneira ao desenvolver produtos sustentáveis, como urnas de cremação biodegradáveis, envio de cinzas de cremação para o espaço e a fabricação de diamantes a partir de cinzas.