Se liga
Inscrições para o Universidade Gratuita começam nesta semana
Benefício é para alunos de cursos presenciais
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
A partir desta quinta abrem as inscrições pro programa Universidade Gratuita. Os alunos terão prazo até o dia 26 de março, às 19h, para entregar os documentos e fazer o cadastro no sistema. A previsão é de que os benefícios sejam liberados entre os dias 10 e 22 de abril. Os contemplados receberão os valores das mensalidades já pagas em 2024 de forma retroativa.
O programa prevê uma contrapartida: os alunos contemplados retribuem com 20h de trabalho na sua área de formação pra cada mês que estudarem sem custo. Isso pode começar ainda durante o curso ou até dois anos depois de se formar.
Caso haja dúvidas no preenchimento do cadastro, os estudantes devem procurar a instituição de ensino superior. Nessa mesma etapa, as instituições irão analisar as inscrições realizadas, receber e validar os documentos dos interessados.
Quase 34 mil estudantes de ensino superior foram contemplados pelos programas de assistência financeira do Governo do Estado no fim de 2023. O Fumdes e o Universidade Gratuita já somam mais de 9 mil estudantes atendidos.
Quem pode participar
Para participar é preciso:
- Estar regularmente matriculado em instituições universitárias que aderiram ao programa;
- Estar em cursos de graduação que sejam presenciais e reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), cujo Conceito Preliminar de Curso (CPC) seja maior ou igual a três ou, na falta deste, Conceito de Curso (CC) seja maior ou igual a três;
- Ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);
- Ser natural de Santa Catarina ou residir nela há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
- Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;
- Dispor de renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para cursos de medicina, ou, para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos.
Para se inscrever acesse: https://www.sc.gov.br/servicos/universidade-gratuita-realizar-inscricao