“Espetáculo da natureza”
Dona Jacaré coloca 39 ovos no aquário de BC
Essa foi a primeira reprodução de jacarés no aquário da cidade
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]












Uma reprodução em massa aconteceu no aquário de Balneário Camboriú nesta semana. Catarina, a dona jacaré, colocou 39 ovos. Ela se posicionou com corpo dentro da água, cabeça para fora e colocou os ovinhos que pesam 90 gramas e medem 8 centímetros.
Andrea Schalub, gerente operacional do aquário, considerou a cena “um verdadeiro espetáculo da natureza”. “Foi emocionante presenciar esse momento. Simplesmente incrível! Fomos contando e a impressão é que ela estava muito tranquila, eu é que fiquei nervosa vendo”, brinca Andrea.
Continua depois da publicidade
O diretor técnico operacional do aquário, André Neto, comenta que a quantidade de ovos varia e depende do tamanho da fêmea. Ele destaca que pelo modo e quantidade de ovos, Catarina realmente estava “de boa com a situação”. “A reprodução do jacaré-do-pantanal só ocorre quando os animais se sentem muito à vontade no ambiente em que vivem. Se tratando de zoológicos ou aquários onde são bem cuidados, saudáveis e sentem que o ambiente é seguro”, diz.
Continua depois da publicidade
Diferente de outros animais, as fêmeas não chocam os ovos, mas ficam de olho no ninho. “Como eles não têm cuidados parentais nessa fase, optamos por retirar da água a metade dos ovos e pôr em um ninho na lagoa do próprio recinto e os demais foram colocados em um outro ninho para incubação artificial”, conta.
Sexo dos jacarés
O jacaré-do-pantanal, como as demais espécies, nasce de ovos. O óvulo é fecundado, no interior do corpo da fêmea, pelo jacaré macho. Antes do ovo sair do corpo da fêmea, ele recebe uma casca. A incubação – da postura à eclosão – dura em média 80 dias.
A época de reprodução da espécie ocorre entre janeiro e março, a partir dos oito anos, idade reprodutiva da espécie. Uma curiosidade é que a temperatura influencia diretamente no sexo dos jacarés. Ambientes com menos de 31,5°C tendem a dar origem a fêmeas, temperaturas superiores a essa, machos.