Itajaí implantou nesta quinta-feira o Sistema de Registro Integrado, o Regin 2.0. Itajaí é a primeira cidade de Santa Catarina a desburocratizar a abertura de empresas a partir de um processo automatizado, com a viabilidade do novo negócio sendo analisada instantaneamente.
Continua depois da publicidade
Haverá integração das informações do município com a Junta Comercial, o que permitirá que empresas de baixo e médio risco tenham a viabilidade aprovada imediatamente, após o preenchimento ...
Haverá integração das informações do município com a Junta Comercial, o que permitirá que empresas de baixo e médio risco tenham a viabilidade aprovada imediatamente, após o preenchimento dos formulários indicados no sistema.
Continua depois da publicidade
Até então, os empreendedores deveriam seguir diversas etapas e aguardar a análise da equipe técnica para, só depois, saber se o seu negócio era viável ou não. “Essa parceria com a Prosolution e a Junta Comercial de Santa Catarina vai otimizar e desburocratizar os processos, visto que o sistema é automatizado e não será mais necessária a análise humana para que as empresas de baixo e médio risco tenham a viabilidade técnica aprovada”, diz a auditora fiscal Aglaé Dobrachinski.
Com o Regin 2.0, os responsáveis pela empresa, contadores e demais interessados não precisam ir à prefeitura para iniciar os processos, já que a dinâmica será toda on-line pelo site.
Continua depois da publicidade
Segundo o Mapa de Empresas divulgado pelo governo federal, o tempo médio de abertura de empresas em Itajaí para viabilidade é de 83 horas e, somado ao registro na Junta Comercial, o processo acontece em até três dias. A experiência em outros estados que usam a plataforma Regin 2.0 mostra que esse processo será concluído em minutos.