facilitou
MEIs já podem emitir notas fiscais pelo celular
Veja como baixar e usar a nova ferramenta
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]

Uma nova ferramenta vai facilitar a vida dos microempreendedores individuais (MEIs) de Santa Catarina. O aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) já está disponível para emissão de documentos fiscais pelo celular de forma mais simples e com o mesmo resultado da versão em papel. O app funciona para dispositivos com sistemas iOS ou Android.
A Nota Fiscal Fácil também dispensa a impressão da documentação que acompanha a mercadoria, o Danfe. Ou seja, o próprio aplicativo substitui o documento físico. A versão digital do Danfe passa a ser válida no transporte da mercadoria quando a nota for emitida via NFF.
Continua depois da publicidade
Também não é preciso conexão imediata à internet: a emissão da nota fiscal é concluída mesmo se não houver sinal. Nesses casos, o aplicativo faz o processo em modo off-line e a efetiva autorização da nota ocorre de forma automática quando o contribuinte voltar a se conectar.
A NFF foi lançada como uma das ações previstas no Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc) da Secretaria de Estado da Fazenda. Desde o ano passado, a plataforma estava disponível para produtores primários e transportadores autônomos catarinenses.
Continua depois da publicidade
Quem pode usar a NFF?
Para conseguir usar o app, o MEI deve possuir inscrição estadual em Santa Catarina. O acesso é a partir do login único com a conta Gov.br, sendo exigido pelo menos um nível de elevação de perfil (prata ou ouro).
Se não possuir inscrição estadual, o MEI pode solicitar de forma simplificada seguindo o passo a passo do manual disponível neste link (clique aqui).
Como baixar
O aplicativo da Nota Fiscal Fácil de MEI está disponível para download no Google Play, no casos de celulares Android (clique aqui para baixar), e na App Store, para usuários do iPhone (clique aqui para baixar). Também dá para pesquisar na loja de aplicativos por “nota fiscal fácil” ou “NFF”. Antes de instalar, confira se o aplicativo é fornecido pela Procergs.