Equoterapia
Penha retoma uso terapêutico de cavalos
Equoterapia ajuda no desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A prefeitura de Penha retomou em dezembro a oferta de equoterapia, o método terapêutico com cavalos. Atualmente são 20 pacientes que se beneficiam da prática, que utiliza o cavalo para o desenvolvimento de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.
A terapia é indicada para o tratamento como distúrbios mentais, sociais de comportamentos e de comprometimentos motores como paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, síndrome de Down, autismo, esquizofrenia, hiperatividade e pessoas que tenham problemas de posturas.
Para ter acesso à terapia, é preciso passar por consulta com um clínico geral. “Se tiver a indicação, o médico faz o encaminhamento e o paciente entra em fila de espera. E o agendamento é feito pelo setor de regulação do município”, explica o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.
A Escola Planet Horse, com o responsável Marquinhos Müller, é quem desenvolve a terapia na cidade. A equipe da escola conta com educador físico, guias, psicóloga e administradora. Segundo o instrutor, os benefícios da terapia incluem mais equilíbrio, postura, e autoconfiança.
O método é aprovado por Renata Mafra, mãe do Davi, de 8 anos, que tem transtorno do espectro autista. “O Davi é autista nível 1. Ele é uma criança muito calma, porém ele é bem introvertido, bastante tímido e as aulas ajudaram muito ele a se sentir mais seguro. A postura, a coluna dele é um pouquinho torta e melhorou bastante. Mas o que mais notei é em ele ser mais autoconfiante”, diz.