Entre os dias 15 e 17 dezembro serão feitos testes para o uso do acostamento da BR 101 como terceira faixa para trânsito no trecho entre Itapema e Navegantes – a medida vale apenas para o sentido norte, ao longo de 34 quilômetros. O horário para testar o mecanismo que busca aliviar o gargalo no trânsito da região é das 14h às 22h.
O teste foi acordado em reunião entre o presidente da Amfri e o prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Muller, o prefeito de Navegantes, Liba Fronza, e o diretor-executivo do CIM ...
O teste foi acordado em reunião entre o presidente da Amfri e o prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Muller, o prefeito de Navegantes, Liba Fronza, e o diretor-executivo do CIM-Amfri, Jaylon Jander, com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal e Arteris Litoral Sul, nesta semana, em Brasília.
O trecho escolhido sofre com congestionamentos durante o verão, quando quase triplica a população desta parte do estado. Se a ANTT e PRF aprovarem o teste, haverá a liberação dos acostamentos entre a última semana de dezembro e a última semana de março do ano que vem.
“Esse teste trará com certeza um resultado positivo e será um passo importante para o desenvolvimento da nossa região. A medida é paliativa, mas já ajudará muito o trânsito nesse trajeto e servirá como um salto para que as próximas medidas também sejam aprovadas”, avaliou o prefeito de Navegantes, Liba Fronza.
Em nota oficial, a Arteris Litoral Sul confirmou a liberação em caráter de testes durante três duas. “A concessionária enfatiza que continua trabalhando em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a ANTT e esclarece que a liberação será somente nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, das 14h às 22h e no sentido norte”, disse a concessionária.
Porto Belo e Piçarras
Além de desafogar o trânsito na temporada, os testes são necessários para verificar como se comporta o fluxo de veículos para a futura execução de obras de melhorias em um trecho um pouco maior, entre Balneário Piçarras e Porto Belo. Os investimentos nestas obras estão na casa de quase R$ 12 milhões, em placas de sinalização horizontais e verticais por 120 quilômetros, além de uma camada de asfalto no pavimento dos acostamentos.
Em Navegantes já funciona
Atualmente, somente o trecho do acostamento da BR 101 em Navegantes, entre os kms 111 e o km 112, está liberado para passagem de veículos de forma definitiva. A faixa improvisada, de cerca de 700 metros, está sinalizada e permite o trânsito de carros das 6h às 23h. A medida tem o objetivo de desafogar o trânsito na área que dá entrada à BR 470, próximo à ponte sobre o rio Itajaí-Açu.