Vídeos de um dos locais invadidos – a princípio, o pátio da prefeitura ou da secretaria da Saúde – mostram a invasão de dois arrombadores, ambos magros, de bermudas e camisetas e ‘cara limpa’, sem se importar com as câmeras.
Continua depois da publicidade
Eles arrombaram vários veículos menores; em seguida, a informação é de que o ônibus foi levado do pátio – possivelmente da prefeitura – e percorreu a BR 101 nos trajetos de Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, até passar a praça de pedágio em Araquari, pegar uma estrada secundária e atolar.
Continua depois da publicidade
Os bandidos fugiram do local sem ser identificados, em direção à rodovia federal, e não foram capturados. A prefeitura informou ao DIARINHO que o ônibus “já se encontra em manutenção”, e que ainda não há o montante total do prejuízo nesse e nos demais carros depredados.
“Os alunos não foram afetados, uma vez que outro ônibus os direcionou para a escola no mesmo horário pela manhã, em plena segurança”, explicou a prefeitura, em nota.
Questionada pelo motivo de o pátio da Saúde, que dispõe de câmeras, estar com o portão aberto nas imagens, a prefeitura não respondeu. Não há imagens disponíveis do furto do ônibus, apenas do pátio da Saúde – registro publicado inicialmente pelo portal Penha On Line, que informou que os bandidos ficaram mais de 30 minutos só nesse local.
A prefeitura concordou que as câmeras de segurança do Centro Integrado (CIOPS) atuaram rapidamente na noite de quinta, e identificaram todo o trajeto do ônibus. “As imagens estão com o órgão competente - Polícia Militar - e o governo municipal contribuiu e continua contribuindo com o que for necessário”, completou a informação oficial.
Nas imagens, é possível ver os bandidos percorrendo tranquilamente vários carros, estourando portas e porta-malas. A PM está investigando e não são passadas mais informações, “uma vez que a investigação está sob análise”, segundo a prefeitura.
Tibeco: “vigilância é meio bagunçada”
A notícia também repercutiu na câmara de Vereadores de Penha. Ao DIARINHO, o presidente do Legislativo, Adriano Tibeco (PSDB), disse que a mesa diretora vai pedir levantamento para saber se a empresa contratada para a terceirização de segurança local abrange os pátios públicos.
Continua depois da publicidade
“Essa vigilância em Penha é meio bagunçada. Queremos saber se é contratada apenas para atuar na área da Educação, e se for na área de abrangência da empresa, vamos abrir procedimento administrativo e pedir a responsabilização. Se não é de responsabilidade da terceirizada, vamos ver se havia vigias na noite da invasão”, completou o presidente.
Segundo Tibeco, há três pátios que abrigam veículos locais – no da Saúde, ao lado do prédio da secretaria, só ficam carros menores; o da Educação tem espaço menor, e também fica ao lado da sede da respectiva pasta. “Alguns veículos da Educação ficam no pátio da prefeitura”, observa.
O DIARINHO apurou que dos veículos menores foram levadas ferramentas e segundo informou a secretaria da Saúde, um dos veículos não está mais dando a partida.
Os invasores são jovens, na faixa de 20 anos. Um trajava bermuda branca e camiseta escura, e o outro camiseta regata escura e bermuda vermelha. O portão do primeiro pátio que eles invadem, o da Saúde, estava aberto na hora da chegada dos ladrões.