Chapecó, maior cidade do oeste catarinense, trabalha na construção de uma pista para o novo autódromo internacional de Santa Catarina, após ganhar uma área de mais de 400 mil metros quadrados do Automóvel Clube Chapecó.
Continua depois da publicidade
Com isso, a expectativa do prefeito João Rodrigues (PSD) é que a cidade, assim como toda Santa Catarina, entre no circuito de provas da Stock Car, Fórmula Truck, e outras categorias de ...
Com isso, a expectativa do prefeito João Rodrigues (PSD) é que a cidade, assim como toda Santa Catarina, entre no circuito de provas da Stock Car, Fórmula Truck, e outras categorias de automobilismo e motociclismo até 2025.
Continua depois da publicidade
Estima-se um investimento de R$ 80 milhões para uma pista de mais de 4 quilômetros. A reta da largada terá 871 metros, e o circuito deve contar com uma largura de 15 metros, áreas de escape, sete atalhos, 37 boxes e torre de controle.
Continua depois da publicidade
A previsão é de que o complexo seja finalizado até 2024, com capacidade para até 30 mil pessoas.
“O autódromo será uma nova matriz econômica para Chapecó, com movimentação de hotéis, postos de combustível, mecânica e turismo. Nós investimos no Centro de Eventos, Arena Condá, Pavilhões da Efapi e já fizemos o acesso asfáltico para o acesso ao novo autódromo. Queremos ter eventos em Chapecó de janeiro a dezembro”, disse o prefeito.
Assim que a obra for concluída, o autódromo será administrado pela iniciativa privada. Por enquanto, a prefeitura promete pagar as obras de terraplanagem, que já estão sendo realizadas, com aplicação do asfalto.
“Já estamos lançando a segunda etapa do projeto”, disse o presidente do Automóvel Clube, Valdir Moratelli, o Ganso. A etapa de terraplanagem da pista já está 25% concluída, e de acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, o projeto da pista está em fase final e as obras desta fase iniciam no primeiro semestre de 2024.
A área total do complexo terá mais de 708 mil metros quadrados, com 80% de área livre e 20% como reserva legal.
A localização será na estrada geral para Linha Cachoeira, a 3 quilômetros da SC 480, 18 quilômetros do aeroporto e a 20 quilômetros do centro da cidade.