EDUCADOR NOTA 10
Professora de BC é destaque nacional
Francieli Carvalho Taborda, do NEI Taquaras, venceu categoria com projeto de Inovação e Tecnologia
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Taquaras, Francieli Carvalho Taborda, é uma das vencedoras do 25º Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita e pelo Instituto Somos. Ela foi destaque com um projeto voltado para a educação infantil, que ganhou na categoria Inovação e Tecnologia, e agora vai disputar o prêmio principal.
O prêmio reconhece profissionais da educação básica do país que se destacam em boas práticas de ensino. O projeto é “O que se faz na Educação Infantil? A documentação pedagógica como estratégia para tornar visível o trabalho com intencionalidade pedagógica e o protagonismo da criança pequena” vai concorrer com os outros oito projetos vencedores em cada categoria.
O anúncio do Educador do Ano será divulgado em cerimônia oficial nesta quarta-feira. “O prêmio, que é um dos mais importantes da educação nacional, fortalece a atuação de professores que realmente acreditam no poder transformador da educação”, avalia Francieli.
Ela comenta que seu projeto já tem, de fato, alcançado o objetivo principal, ao tornar visível para a sociedade o fazer pedagógico, por meio de um processo inovador e sustentável de documentação pedagógica. O projeto ainda coloca a criança como protagonista do próprio aprendizado, revelando suas potencialidades.
Em 2022, Balneário Camboriú também foi contemplado com o Prêmio Educador Nota 10, quando a professora Jaqueline Maria Alexandre Weiler conquistou o júri com o projeto “A pesquisa como prática educativa: aprendendo a aprender com os quero-queros”, também implementado no NEI Taquaras, da rede municipal.
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Ao longo das 24 edições anteriores, foram premiados 331 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 3,2 milhões em prêmios no total. Nesta edição, o prêmio recebeu a inscrição de mais de 2,6 mil projetos.
O anúncio do Educador do Ano da 25ª edição do prêmio será no Teatro B32, em São Paulo (SP). Na cerimônia desta noite, será anunciada a colocação de cada vencedor em cada uma das categorias da premiação: Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade. O prêmio envolve vale-presentes de até R$ 25 mil, bolsas de estudos e acesso à plataforma PROFs, sistema de formação de educadores do instituto Somos Educação.