Conheça Nova Trento, a cidade sob a bênção de Santa Paulina
Cidade catarinense foi lar da primeira santa brasileira e conta com diversos atrativos e belezas naturais
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Além do turismo religioso, Nova Trento tem belezas naturais (Foto: Divulgação)
Com apenas 15 mil habitantes, Nova Trento é um dos principais destinos de turismo religioso de Santa Catarina. A cidade começou a ser povoada em 1875 por imigrantes italianos de Trento. Uma das famílias que chegou na cidade foi de Amabile Lucia Visintainer, mais tarde reconhecida como Santa Paulina, principal figura religiosa do estado e a primeira santa brasileira.
Rodeada por capelas e santuários, o município catarinense recebe milhares de fiéis anualmente. Contudo, além da fé intrínseca na região, Nova Trento é famosa pelas belezas naturais. Por ...
Rodeada por capelas e santuários, o município catarinense recebe milhares de fiéis anualmente. Contudo, além da fé intrínseca na região, Nova Trento é famosa pelas belezas naturais. Por isso, que tal colocar o pé “Na Estrada” e conhecer um pouco mais desta cidade?
Museu da cultura italiana
Nova Trento não esconde suas raízes e ascendência italiana, tanto que tem um museu dedicado aos ancestrais. Localizado no centro da cidade, o Museu da Cultura Italiana guarda mais de 10 mil peças, entre utensílios domésticos, fotos, instrumentos agrícolas e até um engenho de farinha de mandioca.
A casinha de madeira reúne objetos que pertenceram às famílias Speranzini e Orsi, algumas das primeiras a chegarem no território que se transformaria em Nova Trento. O local pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. O museu cobra uma taxa de entrada de R$ 15 por pessoa, mas grupos com mais de 60 estudantes pagam R$ 7,50 por pessoa. O contato é o (48) 3267-0028.
Santuário de Madre Paulina
O santuário é um marco na paisagem da cidade. Ele foi erguido após a beatificação de Madre Paulina, em 1991, e diversos fiéis fazem peregrinação pelo local. O local conta com mais de 30 pontos de visitação, distribuídos em locais de oração, contemplação e meditação. Os espaços externos do Santuário podem ser visitados diariamente, das 7h às 17h30. O templo fica aberto das 7h às 18h, também diariamente. Segunda-feira é o dia que ele fecha, a partir das 11h, para limpeza, higienização e manutenção.
Festa de Madre Paulina
Há mais de 30 anos, a cidade quase para no mês de julho para celebrar a Santa Paulina. Milhares de devotos vão a Nova Trento para participar do evento. A festa acontece neste domingo, mas a celebração é o mês inteiro de julho. A 32ª edição conta com diversas atividades religiosas, incluindo missas, orações e bênçãos. Amabile e sua família vieram da Itália e se estabeleceram no bairro Vígolo, em 1875. Desde criança, ela era engajada na capela da região. Participou da fundação da congregação das Irmãzinhas, em 1891, e o primeiro milagre atribuído foi a cura instantânea e duradoura de uma moradora de Imbituba que possuía morte intra-uterina do feto.
Mirante Nossa Senhora do Bom Socorro
Que tal apreciar Nova Trento do alto? Um dos locais mais recomendados, tanto para aproveitar a vista quanto para se reconectar com a espiritualidade, é o Mirante do Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, o Morro da Cruz. Fica a 525 metros de altura no meio da mata atlântica.
A subida é íngreme e fica bem no centro da cidade, próximo ao Museu da Cultura Italiana. A visita pode ser feita de carro, mas exige cuidado na subida e descida. São 14 colunas em forma de via sacra e uma fonte de água potável. Outra atração é a cruz erguida atrás da igreja. A visita é gratuita, das 6h às 22h.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.