A pesca da piracatinga ou douradinha está proibida em todo o território nacional. A medida, oficializada na segunda-feira pelo governo federal, foi tomada para proteger o boto cor-de-rosa, que está em risco de extinção.
Continua depois da publicidade
A piracatinga também é chamada de pintadinha e urubu d’água. Para atrair o peixe, a técnica de pesca mais utilizada é a isca com carne de boto, ou seja, quanto mais pintadinha pescada, ...
A piracatinga também é chamada de pintadinha e urubu d’água. Para atrair o peixe, a técnica de pesca mais utilizada é a isca com carne de boto, ou seja, quanto mais pintadinha pescada, mais botos são abatidos.
Continua depois da publicidade
Apenas em duas hipóteses o peixe poderá ser pescado: para pesquisa ou para a pesca de subsistência, na qual o pescador é autorizado a pegar até cinco quilos do pescado. A pesca desta espécie já é proibida no país desde 2015, sendo renovada em 2020, 2021 e 2022.
A portaria foi assinada pelos ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A portaria abre possibilidade para uma reavaliação em até três anos, caso os dados científicos demonstrem sustentabilidade na atividade. Se os dados não foram confirmados, a proibição continua.
Continua depois da publicidade
Além do forte papel cultural, o boto cor-de-rosa tem uma função importante na manutenção do bioma. Sua presença reflete diretamente na qualidade da água, na disponibilidade de alimento e na integridade dos habitats aquáticos.