NAVEGANTES
Novos caças da FAB são entregues por cargueiro na Portonave
Dois F-39 Gripen foram transportados de navio da Suécia
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Mais dois caças F-39 Gripen, do projeto de renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), chegaram ao Brasil na sexta-feira, passando pelo terminal da Portonave, em Navegantes. Os aviões foram transportados da Suécia pelo navio cargueiro de bandeira holandesa MV Mitiq, que atracou na cidade ainda na noite de quinta-feira.
Os caças foram retirados do navio em operação durante a manhã de sexta-feira. Do porto, os aviões serão rebocados até o aeroporto de Navegantes, de onde voarão pra cidade de Gavião Peixoto (SP). O cargueiro com os caças deixou o porto sueco de Norrköping em 14 de abril. Esta é a terceira remessa de aeronaves da fabricante Saab, da Suécia, todas recebidas pelo terminal de Navegantes.
Continua depois da publicidade
Até o final do ano, mais dois caças devem chegar ao Brasil. Até o momento, seis aviões foram recebidos, com os primeiros quatro já incorporados oficialmente à frota da FAB após o período de testes pra certificação operacional. No total, o projeto prevê a compra de 40 novos caças. Os aviões vão substituir gradativamente a frota de caças F-5M e A-1M da FAB, diminuindo os custos de operação e aumentando a capacidade de resposta a ameaças externas.
Após os testes do Centro de Ensaios em Voo do Gripen na Embraer, em Gavião Peixoto, os caças integrarão o 1º Grupo de Defesa Área, da Base Aérea de Anápolis, em Goiás. O projeto também prevê a transferência de tecnologia para futura fabricação do Gripen no Brasil.
Continua depois da publicidade
Durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança, realizada em abril no Rio de Janeiro (RJ), o governo anunciou a intenção de ampliar a encomenda de caças. No evento, a Saab divulgou as primeiras imagens do Gripen em produção na Suécia. O modelo é equipado com um avançado conjunto de sensores e sistemas eletrônicos, incluindo radares de última geração.