Aipim
Produtor colhe mandioca com mais de 110 kg
Raízes somam juntas mais de 2 metros de comprimento
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Um casal morador de Pomerode colheu um pé de mandioca com 112 quilos no último dia 19 de abril. Não foi apenas o peso que chamou a atenção, as raízes chegaram a 2,30 metros de comprimento.
Dois dias antes da colheita, ventos fortes quebraram vários galhos do pé e, com medo de que isso pudesse apodrecer a raiz, o casal resolveu retirá-la. Otávio e Wilma Hoeppner deixaram a planta crescer por sete anos.
Continua depois da publicidade
O casal de idosos, de 76 e 74 anos, possui uma propriedade rural onde fizeram a plantação. Quando Otávio foi retirar a primeira raiz, a maior, achou que ela não teria fim. O tubérculo tinha 1,1 metro de circunferência e 1,54 metro de comprimento.
A raiz principal pesava 47 kg e a segunda maior cerca de 19 quilos. Quando o casal juntou todas as ramificações do pé de mandioca arrancadas, se impressionaram com os 112 kg.
Continua depois da publicidade
Os produtores cortaram o pé e retiraram as partes que não vão usar pra ir à mesa. O freezer deles agora conta com 62 kg de aipim estocados.
A mandioca geralmente é colhida dois anos após o plantio. Contudo, a planta é considerada perene, ou seja, se deixar ela embaixo da terra e as condições do terreno e da adubagem for correta, ela vai desenvolver e continuar a crescer, como foi o caso da mandioca plantada pelo casal catarinense.