SÉRIES
As melhores séries de tema viking para “maratonar” no streaming
Confira em quais vertentes ambos os seriados se recusaram a sair de cena e ganharam nova vida junto ao público
Conteúdo de terceiros [comercial@diarinho.com.br]

Guerreiros e marinheiros que dominaram o comércio da Europa nórdica entre os séculos VIII e XI, os famosos vikings ocupam uma parte importante da história na Idade Média. Sendo que, muito mais que oponentes temidos, eles eram procurados constantemente para fazer negócios e também propagar seus avanços tecnológicos, principalmente no que se diz respeito às embarcações marítimas.
Dessa forma, a instigante trajetória dos vikings proporcionou ao mundo do entretenimento diferentes coleções de histórias, livros, jogos e recentes sagas de audiovisual que são excelentes formas de compreender o que foi esse período tão emblemático e que até hoje gera o fascínio de muitas pessoas.
Continua depois da publicidade
Sendo assim, para mergulhar de vez nesse universo, uma excelente dica é aproveitar o tempo livre para “maratonar” as seguintes séries sobre o tema no streaming: “Vikings” e “The Last Kingdom”.
Logo a seguir, além de detalharmos as principais características e o enredo de cada uma dessas incríveis produções, vamos apontar em quais vertentes ambos os seriados se recusaram a sair de cena e ganharam nova vida junto ao público.
Continua depois da publicidade
Vikings
Série de origem britânica, produzida pelo canal History Channel, “Vikings” foi lançada em 2013. Esse renomado seriado está disponível na Netflix e narra a trajetória de Ragnar Lothbrok, um lendário guerreiro nórdico disposto a explorar e invadir distintas nações pelo mar.
Aliás, é importante destacar que a interpretação de Ragnar rendeu elogios ao ator Travis Fimmel e o credenciou para um posterior papel de protagonista na produção de TV “Raised by Wolves”, do HBO Max.
Isso posto, após seis temporadas, “Vikings” se despediu de seus fãs, em 2020. Contudo, a saga medieval fez tanto sucesso que ganhou uma nova história, só que desta vez no formato spin-off: a série “Vikings: Valhalla”.
No catálogo da Netflix, essa produção tem duas temporadas e seu enredo se passa quase 100 anos após a história de Ragnar e seus filhos. Sendo assim, a trama começa no início do século 11 e narra as aventuras lendárias de alguns dos guerreiros mais famosos, como Freydis Eriksdotter, Leif Eriksson, Harald Hardrada, dentre outros. Uma atração imperdível para os fãs!
Vale ressaltar, também, que a franquia também se estendeu para o diversificado mundo das slots online, com o jogo temático “Vikings Video Slot”. Muito bem recebido pelo público em geral, esse game apresenta fácil jogabilidade, gráficos incríveis e com imagens e sons extraídos diretamente do seriado original, colocando-o no rol dos melhores títulos temáticos de cassino online da atualidade.
Ainda no universo dos games, há um interessante jogo temático de tabuleiro da série para conferir, o “Vikings: The Board Game”. Entretenimento de exploração e estratégia, ele pode ser jogado por 2 a 5 jogadores e impressiona pelo seu alto potencial de imersão na saga dos icônicos guerreiros nórdicos, como Ragnar, Lagertha, Floki e Rollo.
Continua depois da publicidade
The Last Kingdom
Seriado de TV baseada nas obras literárias da série “Crônicas Saxônicas”, do autor britânico Bernard Cornwell, “The Last Kingdom” é um drama histórico de cinco temporadas que se passa no século IX e acompanha o período da Inglaterra pós-invasão dos vikings.
Produção lançada em 2015 e exclusiva da Netflix, a história gira em torno de um guerreiro chamado Uhtred de Bebbanburg, filho de um nobre saxão e que foi criado pelos vikings após ficar órfão. Dessa maneira, ele se vê dividido entre saxões e dinamarqueses, com a sua lealdade sendo testada quase que a todo instante.
A quinta e última temporada de “The Last Kingdom” foi exibida em 2022, sendo bastante elogiada pela crítica e pelo público. Além disso, assim como a série “Vikings”, essa produção foi além do seriado no streaming e também ganhou a sua versão temática de jogo de tabuleiro, o “The Last Kingdom Board Game”.
Jogável para 2 a 5 jogadores, no título é possível escolher lutar como dinamarquês ou saxão pelo domínio do território britânico. Característica essa que torna a experiência bem diversa e com muitas possibilidades de estratégia, tanto para um lado da batalha quanto para o outro.
Continua depois da publicidade
Para não perder: filme dá continuidade aos eventos da 5ª temporada The Last Kingdom
Após o encerramento da série, muitos fãs ficaram na expectativa de uma nova produção baseada no universo “The Last Kingdom”. Felizmente, não demorou muito tempo e foi anunciado pela Netflix o longa-metragem “The Last Kingdom: Seven Kings Must Die” (2023), filme que coloca um ponto final no seriado e narra a história de Uhtred de Bebbanburg e seus companheiros, para quem sabe, finalmente unificar a Inglaterra na trama.
Por fim, como essa obra é uma continuação da série, antes de embarcar na aventura do filme é recomendado assistir as cinco temporadas da franquia em ordem cronológica.