GUIA
Camboriú é ideal para mergulhar no turismo de natureza
Área rural do município tem trilhas em meio à Mata Atlântica, cachoeiras e vistas panorâmicas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Já ouviu falar em ecoturismo? Conhecido como turismo de natureza, o segmento tem crescido no Brasil. Segundo o Ministério do Turismo e o IBGE, uma a cada quatro viagens realizadas a lazer no país em 2021 foi por ecoturismo.
De acordo com a Organização Mundial de Turismo, cerca de 10% dos turistas do mundo procuram o turismo ecológico. O número representa um faturamento mundial estimado em 260 bilhões de dólares, sendo que 70 milhões circulam dentro do Brasil.
Continua depois da publicidade
Em Camboriú, o ecoturismo também vem ganhando força e os destinos no interior da cidade têm sido cada vez mais frequentados. A rota é destaque em Santa Catarina, inclusive foi vencedora do 22º Prêmio Fritz Müller na categoria Turismo Ecológico e Sustentável.
“Camboriú vem crescendo e se desenvolvendo com muita responsabilidade, por isso, nos últimos anos, a administração municipal investiu de forma responsável e pontual no fortalecimento do setor, de modo a realçar e valorizar as belezas naturais do município”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo César Gervásio.
Continua depois da publicidade
“Acreditamos que cada ação planejada e executada, como por exemplo a construção do mirante no Caetés, a infraestrutura na rota Amabilíssima, a implantação de estações de apoio ao cicloturismo, além dos projetos voltados ao desenvolvimento do agroturismo e a gastronomia, entre outros, vem fazendo toda a diferença para o crescimento do turismo de Camboriú”, acrescenta.
Confira os pontos de visitação para curtir na cidade
Trilha do Pico da Pedra
O ponto mais alto da cidade fica a 678 metros de altitude e exige um bom preparo físico para a subida. O Pico da Pedra oferece vista panorâmica das praias de Balneário Camboriú e Itapema, além de toda a área rural
Continua depois da publicidade
Meliponário da Colina
É uma organização para preservação ambiental que busca promover a reconexão dos seres humanos com a natureza, resgatando o conhecimento sobre a importância da preservação através da criação de abelhas nativas sem ferrão, e sua fundamental importância na manutenção do equilíbrio ecológico. São nove espécies de abelhas sem ferrão criadas no local
Sítio Brilho Verde
Continua depois da publicidade
A propriedade é a única localizada no bairro Rio Pequeno, com anfitriões muito hospitaleiros. Além de uma boa refeição, o local conta com estrutura de hospedagem e trilha.
Meliponário da Colina
É uma organização para preservação ambiental que busca promover a reconexão dos seres humanos com a natureza, resgatando o conhecimento sobre a importância da preservação através da criação de abelhas nativas sem ferrão, e sua fundamental importância na manutenção do equilíbrio ecológico. São nove espécies de abelhas sem ferrão criadas no local
Continua depois da publicidade
Cachoeira Seca
Também conhecida como Cachoeira dos Macacos, sua nascente está na área mais alta do município. São vários pontos com Mata Atlântica preservada pelo Projeto Produtor de Água. É possível visitá-la, mas para manter a preservação o acesso é controlado.
Cachoeira da Limeira
Localizada na Área de Preservação Ambiental do Morro do Gavião, é conhecida como “Cachoeira do Morro do Gavião”. Essa é uma das mais belas paisagens do município.
Panaceia
O espaço possui diversas nascentes da Bacia do Rio Camboriú e tem grande parte de sua área verde preservada junto ao Projeto Produtor de Água. O local promove o ecoturismo pedagógico com visitas técnicas, oficinas e práticas sustentáveis. Há espaço para acampamento e opção de hostel.
Paraíso da Pesca
Com opção de gastronomia, pesque-pague e piscinas, o Paraíso da Pesca é um lugar para passar o dia em meio à natureza no interior de Camboriú.
Espaço Rural Clarear
Local para hospedagem, gastronomia rural, realização de cursos em desenvolvimento humano e de educação ambiental. A casa centenária guarda histórias e memórias da cultura italiana. A propriedade é contornada pelo rio Gavião, trilhas, cascatas e recantos.
Pousada Caetés
O paraíso natural é uma opção perfeita para quem quer relaxar o corpo e a mente. O espaço conta com charmosos chalés, rio, passeios a cavalo e refeições caseiras.
Glashaus
Uma casa de campo familiar, que conta com um charmoso chalé para hospedagem, onde há um atelier de arte e um minimuseu com memórias de família e garimpos.
Mirante Caetés
É possível apreciar uma vista incrível do interior de Camboriú até a região do litoral de Balneário Camboriú, cercada pelas montanhas verdes preservadas. O mirante fica na Estrada Geral dos Caetés.
Caminhos de Santa Paulínia
Amabilíssimo, esse é o nome do roteiro sagrado “Rota Turística Caminhos de Santa Paulina”, em homenagem à Santa Amábile Lúcia Visintainer. A estrada feita ainda no século 19 representa o trajeto feito por Santa Paulina de Nova Trento até Camboriú para a inauguração da atual Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, no centro da cidade.
O trajeto fica dentro da Mata Atlântica e conta com cenários belíssimos para contemplar a natureza em meio às cachoeiras. Parte do caminho passa por comunidades de imigração europeia, sendo assim uma oportunidade para o turismo não apenas religioso, mas também cultural. O amabilíssimo contempla as cidades de Camboriú, Tijucas, Canelinha e Nova Trento.
Gruta de Santa Paulínia
Foi construída às margens da Estrada Rural do Caetés. O local é um ponto de devoção e oração dos peregrinos que percorrem a Rota Turística Caminhos de Santa Paulina.
Igreja Santo Antônio do Caetés
Localizada no bairro dos Caetés, a charmosa igreja é a última da Rota dos Caminhos de Santa Paulina e ainda recebe celebrações da paróquia do Divino Espírito Santo.
Igreja Imaculada Conceição
Construída em 1905, no interior do município, tem traços da arquitetura colonial portuguesa. A igreja fica na Estrada Geral dos Caetés, na Vila Conceição, localidade dos Macacos, onde surgiram as primeiras propriedades de Camboriú.