139 ANOS
Camboriú é destaque em ranking nacional que avalia finanças, desempenho e gestão
A cidade registrou melhora em serviços públicos e maior geração de empregos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A cidade Camboriú foi destaque entre os mais de 5 mil municípios do Brasil analisados no Índice de Governança Municipal no levantamento anual feito pelo Conselho Federal de Administração. A cidade está inserida no grupo 5, que analisa municípios de 50 a 100 mil habitantes e PIB per capita de até R$ 23.365,00. No Brasil, das 177 cidades com essas características, Camboriú aparece na 16ª posição.
Pelo terceiro ano seguido, o município ficou com o primeiro lugar em Santa Catarina. Melhorou o índice de 6,46, em 2021, para 6,81, em 2022. A classificação no ranking levou em conta a avaliação de três critérios: finanças, desempenho e gestão de cada cidade.
Continua depois da publicidade
Os indicadores melhoraram, por exemplo, no quesito educação, que passou de 6,72 para 7,44, e saúde, de 7,73 para 8,87. Já a nota do quesito finanças passou de 6,86 para 7,36. O indicador leva em conta o índice fiscal, investimento, equilíbrio previdenciário e custo do legislativo. No equilíbrio previdenciário Camboriú foi nota 10.
População de Camboriú foi a que mais cresceu na Amfri
Continua depois da publicidade
De acordo com a prévia do Censo de 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população da cidade deu um salto de 79,87% em comparação ao Censo de 2010, ou seja, o município saiu de 62,36 mil habitantes, para 112,17 mil moradores, um crescimento de mais de 49 mil pessoas.
Com isso, Camboriú é considerado o município que mais cresceu, em termos populacionais, na região da Associação dos municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e o 14° mais populoso do estado. O prefeito de Camboriú, Élcio Rogério Kuhnen (MDB), está otimista com o crescimento do município e destaca as ações que têm sido feitas até o momento.
“Estamos neste momento verificando o resultado positivo das ações já realizadas, como proibição de novos loteamentos desde 2017, emendas complementares ao plano diretor que estimulam a construção civil, como outorga onerosa e taxa de potencial construtivo, o aumento de quase 80% de novos moradores em 10 anos e o custo elevado do metro quadrado construído nas cidades vizinhas. Estou muito feliz, com nosso desenvolvimento econômico se solidificando com a matriz econômica da construção civil, trazendo receita para os moradores e para o município”, completa o prefeito.
Crescimento reflete na geração de oportunidades
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atualizados em fevereiro, Camboriú também teve um saldo positivo de quase mil empregos formais em 2022. Segundo o secretário da pasta, Angelo César Gervásio, cerca de 433 novas empresas foram abertas na cidade apenas em 2022 e colocaram Camboriú em 19º lugar entre as que mais geraram empregos em Santa Catarina.
“A retomada do desenvolvimento econômico de Camboriú pós-pandemia tem sido muito positiva, com saldo positivo de vagas formais de trabalho e muitas novas empresas se instalando no município”, completa.
Continua depois da publicidade
Estou muito feliz com nosso desenvolvimento econômico se solidificando com a matriz econômica da construção civil
Élcio Rogério Kuhnen, prefeito de Camboriú