Itajaí
Itajaí Bombeiros negam apoio à Caminhada de Iemanjá
Comando alegou operação perigosa e risco de afogamento. No entanto, equipe estará no local “a título de prevenção”
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Os organizadores da Caminhada de Iemanjá, que acontece na praia de Cabeçudas na noite desta quinta-feira, relatam que o Corpo de Bombeiros se recusou, pela primeira vez, a fazer a entrega do barco de oferendas, como ocorria todos os anos, alegando se tratar de uma operação perigosa. O coordenador da festa, dirigente espiritual e produtor cultural André Trindade, conta que o pedido foi protocolado junto ao comando de Itajaí com bastante antecedência, como foi feito todos os outros anos.
"Entramos em contato com os bombeiros hoje à tarde para acertarmos os detalhes e eles simplesmente nos disseram que não fariam a entrega e que haviam esquecido de nos comunicar", diz André. A entrega do barco está programada para 22h30.
Continua depois da publicidade
Procurado, o comando do Corpo de Bombeiros de Itajaí informou que recebeu a solicitação no final do ano passado e que informou aos organizadores sobre os riscos de afogamento por ser realizado esse tipo de atividade durante à noite.
"No período noturno, por conta da visibilidade, aumenta e muito os riscos de afogamento, não sendo recomendado realizar uma atividade dessas, ainda mais com um grande público, expondo todas essas pessoas ao risco de afogamento", informou em nota. Ainda segundo os bombeiros, caso haja alguma emergência, o resgate ficará prejudicado por conta da visibilidade. "Além disso, também expõe em risco aos próprios bombeiros."
Continua depois da publicidade
O comando diz ainda que orientou que o evento fosse realizado durante o dia, mas que, "caso os organizadores não atendam às orientações e realizem o evento por conta e risco, uma equipe estará no local a título de prevenção."
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.