Brasil
Nova regra para insulfilm já está valendo: precisa entrar 70% de luz
Película irregular pode gerar multa grave
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O Conselho Nacional de Trânsito definiu novas regras para o uso de insulfilm em veículos para 2023. A partir de agora não será permitido circular com insulfilm com bolhas no parabrisa ou nos vidros laterais dianteiros. Outra alteração importante é sobre a quantidade de luz que chega ao veículo. Antes, não podia ser inferior a 75% para as películas incolores e 70% para as coloridas, mas agora o limite passa para 70%, independentemente da cor.
Além dos novos critérios, o Contran também proibiu o uso de película refletiva ou opaca, que impedem a passagem de luz. Apenas vidros do teto e blindados estão isentos das novas exigências. As mudanças também valem para máquinas agrícolas, rodoviárias, florestais e veículos destinados à circulação fora das vias públicas.
Motoristas podem ser multados caso a película esteja irregular no valor de R$ 195,23, além de receber cinco pontos na CNH e ter o veículo apreendido. A fiscalização será feita pela Polícia Rodoviária Federal.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.