Em seu primeiro ano na elite do futebol catarinense, o Barra Futebol Clube conquistou também o seu primeiro título de base na principal divisão estadual. No domingo, o clube de Balneário Camboriú conquistou o título de campeão catarinense sub-17 ao empatar em 0 a 0 com a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó. No confronto de ida, disputado em Itajaí, o Barra havia vencido por 4 a 1, levando uma boa vantagem para o Oeste. Com o título, o Barra garantiu uma vaga na Copa do Brasil sub-17 de 2023.
Continua depois da publicidade
O título também foi o primeiro de Renan Brito como treinador. O ex-goleiro, campeão da Libertadores e do Mundial pelo Internacional, pendurou as luvas após a disputa do Campeonato Catarinense ...
O título também foi o primeiro de Renan Brito como treinador. O ex-goleiro, campeão da Libertadores e do Mundial pelo Internacional, pendurou as luvas após a disputa do Campeonato Catarinense pelo Marcílio Dias. Renan já vinha realizando cursos da CBF para a função e teve a chance de assumir a equipe sub-17 do Barra na fase final do estadual.
Continua depois da publicidade
“Estou muito feliz pela campanha, por tudo que fizemos no mata-mata da competição, quando assumi. Os meninos entenderam bem que é uma competição de erro zero e muita concentração. Incorporaram esse espírito de ser competitivo, mas nem por isso deixaram de jogar futebol e ter alegria dentro do jogo”, comemora.
O treinador também destacou o potencial dos atletas para seguirem carreira no futebol. “Sendo minha primeira oportunidade como técnico, consegui ter sucesso e, sobretudo, os meninos jogaram bem, com grande perspectiva de crescimento deles dentro do projeto do Barra para chegar ao sub-20 e, consequentemente, a maioria deles se profissionalizar e serem futuro no futebol brasileiro”, completa.
Continua depois da publicidade
Clube formador
A conquista veio na mesma semana em que o Barra recebeu da CBF o certificado de clube formador, reconhecimento que somente outros quatro clubes de Santa Catarina possuem na formação de atletas, entre eles a Chapecoense.
“Somos um clube formador. Entendemos que a base é a principal razão do nosso compromisso com o futebol. A gente investe muito forte nas categorias de base. Foi um campeonato bem organizado, bem trabalhado pelos clubes. Esperamos que em 2023 outras competições venham e que tragam ainda mais competitividade e que a régua continue subindo e fazendo grandes campeonatos, como foi esse”, avalia Bene Sobrinho, presidente do Barra.