Balneário Camboriú
BC inicia grupo de apoio para quem quer parar de fumar
Interessados devem procurar a Casa da Família e fazer um cadastro
Juana Dobro [editores@diarinho.com.br]



A Casa da Família de Balneário Camboriú iniciou na última semana o “Quero parar de fumar”, programa multidisciplinar para ajudar pessoas que desejam largar o vício em cigarro.
As reuniões acontecem todas às quintas, às 16h, sob comando do psicólogo e pedagogo Douglas Branco de Camargo, experiente em trabalhos com dependência química. Interessados em participar devem procurar a Casa da Família e fazer o cadastro.
Continua depois da publicidade
O profissional explica que o grupo trabalha com 12 passos para parar de fumar, uma metodologia usada nos alcoólicos e narcóticos anônimos e que visa a vida útil longe do cigarro.
Douglas ainda destaca que o vício afeta negativamente o dia-a-dia do dependente. Quem fuma deixa de ter qualidade de vida e a saúde fica comprometida. “Quando o dependente do cigarro percebe, dialoga e expressa suas dificuldades em largar o vício, bem como os problemas decorrentes dele, fica mais fácil manter-se abstêmio”, narra.
Continua depois da publicidade
Uma das participantes do grupo é Joana Aita, de 48 anos, moradora do Centro. Ela conta que é fumante ativa há 25 anos, e já tentou parar de fumar, mas não conseguiu largar o vício. “Quero parar de fumar pela minha saúde. Minha família mesmo não fuma. Estou disposta a dar os 12 passos”, declara.
Já Maria Nazaré Neves, de 61 anos, revela que fumou por 20 anos, parou de fumar por mais 20 anos, e retomou o vício após o fim de um relacionamento.
Pra participar do grupo é necessário ser associado na Casa da Família. Caso não seja, basta levar um documento com foto e comprovante de residência na recepção da casa, rua 3100 nº 876, no centro.