São Vicente
Moradores denunciam pipeiros com cerol
Lei municipal proíbe uso e venda de linhas cortantes em Itajaí
Juana Dobro [editores@diarinho.com.br]
Moradores das proximidades da avenida Nilo Bittencourt, no bairro São Vicente, em Itajaí, estão desesperados com o número de pipas e linhas cortantes usadas por pipeiros no bairro. Além do perigo de acidentes, a aglomeração e o tumulto também têm incomodado os denunciantes, que registraram a situação em vídeo.
“Drogas, bebida, som alto, lixo jogado na rua e pipas com cerol todos os finais de semana”, relatam. “Nossos filhos não podem mais sair, pois tememos o cerol, fora os problemas com a internet, pois a prestadora não quer mais consertar fios cortados”, complementam.
“A situação é mais frequente entre as ruas José Pezini, Erotides da Silva Fontes e Domingos Antônio de Borba, mas o problema acontece em toda a região”, alertam os denunciantes que não sabem mais o que fazer para evitar a situação.
A prefeitura de Itajaí explica que a Lei Municipal n° 6898/2018 proíbe comercializar e utilizar linhas cortantes. “Além de ter o material apreendido, o responsável está sujeito ao pagamento de multa equivalente a R$ 1834,40 e ainda pode responder criminalmente”.
Ao encontrar alguém soltando pipa com linha cortante ou mesmo preparando os materiais, como o cerol (mistura de cola e pó de vidro), as pessoas devem acionar a Guarda Municipal pelo 153 ou a Polícia Militar pelo 190. A recomendação é que as pessoas não soltem pipa no meio da rua ou em locais muito próximos à via. Ainda deve-se evitar locais próximos à fiação de energia elétrica.