ITAJAÍ
Estudantes da rede pública recebem prêmio da Olimpíada de Matemática
Alunos premiados podem participar do Programa de Iniciação Científica que fornece uma bolsa de estudos
Juana Dobro []













A Rede Municipal de Ensino de Itajaí recebeu três medalhas na cerimônia de premiação da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na semana passada, em Florianópolis. O estudante Pedro Berto Lucas Sobral, do Centro Educacional Pedro Rizzi, conquistou o primeiro lugar, e os alunos Thiago Carvalho da Silva, da Escola Básica Martinho Gervasi, e Keyla Simão Floriani, da Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, ficaram com a terceira colocação.
Os terceiros colocados receberam medalhas e certificados. O estudante Pedro Sobral também ganhou certificado e irá receber a medalha de ouro em uma cerimônia no Rio de Janeiro, ainda a ser agendada. “É uma alegria muito grande receber esta premiação. Isso só me motiva a estudar ainda mais”, declarou o medalhista de ouro.
Continua depois da publicidade
“Eu sempre digo que ele vai ter o poder de escolher a profissão que bem entender. Porque se ele tira boas notas, consegue acessar uma excelente faculdade e, consequentemente, um bom emprego no futuro”, disse o pai de Pedro, Dário Sobral, que o acompanhou na cerimônia. “O Pedro não gosta de notas vermelhas. O boletim dele é todo azul. Ele é bom em todas as matérias e a gente sempre o incentiva nos estudos”, elogiou a mãe, Terezinha Sobral, que também compareceu no evento.
640 premiados
Continua depois da publicidade
A Olimpíada Brasileira de Matemática teve 53 medalhistas de ouro, 147 de prata e 440 de bronze para escolas públicas de todo o Estado. O evento de premiação contou com a presença de representantes das secretarias de Educação de Santa Catarina e da OBMEP.
A professora de matemática de Pedro, Simonne Alves dos Santos Kloczak, recebeu um certificado de menção honrosa, pelo trabalho desenvolvido com o aluno. “O Pedro é um estudante bastante disciplinado. Sempre busca informações extraclasse e sempre tira boas notas. Para a gente foi uma alegria imensa vir até Florianópolis acompanhar ele e a professora Simonne nesta cerimônia”, elogiou a diretora do Centro Educacional Pedro Rizzi, do bairro Cidade Nova, Josiane Teixeira.
Incentivo acadêmico
Os três estudantes premiados já realizaram a prova da Olimpíada de Matemática deste ano e se classificaram para a segunda etapa, que deve acontecer em outubro. “Eu quero ser professor de matemática, então eu adoro quando tem a Olimpíada, porque posso treinar mais”, comentou o estudante da escola do bairro Brilhante, Thiago Carvalho da Silva.
“Foi bem difícil a prova deste ano, mas fiquei feliz em ter sido classificada para a segunda etapa. Quem sabe na cerimônia do ano que vem eu não esteja aqui novamente”, frisou Keyla Simão Floriani, que estuda na unidade da Itaipava.
Iniciação Científica
Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo CNPq e têm acesso a encontros semanais, onde têm a chance de aprofundar o conhecimento matemático.
Continua depois da publicidade
Com acesso a um fórum virtual elaborado pela OBMEP e preparado especialmente para os diferentes níveis de participação, os alunos realizam tarefas complementares às aulas com ajuda de moderadores.