BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Aplicativo de transporte e bilhetagem digital em ônibus começam domingo
Novo sistema permite que passageiro use três linhas pagando uma só passagem durante 60 minutos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


Onovo aplicativo do sistema de transporte público de Balneário Camboriú (BC Coletivo) começa a operar a partir deste domingo, dia 1º de maio. As melhorias no serviço serão completadas com a implantação de bilhetagem digital e adequações nas linhas para atender as necessidades dos usuários.
O aplicativo “Bilhete Digital – Onboard” está disponível para download nas plataformas Android e iOS. Pelo sistema, os passageiros terão acesso às linhas e seus respectivos itinerários, bem como pontos próximos ao local onde o usuário está e a localização do ônibus em tempo real. As rotas são formadas por linhas curtas e integradas, que cobrem Balneário nos sentidos norte-sul e leste-oeste.
Continua depois da publicidade
O passageiro ainda poderá realizar recargas, verificar os créditos e o consumo do seu saldo via aplicativo. O sistema de bilhetagem digital vai permitir que o usuário utilize o transporte público por toda a cidade, possibilitando que ele integre até três linhas diferentes com apenas uma passagem, de R$ 4,50. O pagamento em dinheiro no embarque segue valendo, mas não dá direito à integração.
“Os moradores dos bairros poderão acessar as Praias Agrestes, o Centro, a Barra Sul e o Pontal Norte, tudo de ônibus. Para isso, o passageiro poderá integrar até três linhas diferentes com o preço de uma única passagem, dentro do período de 60 minutos, válido somente com pagamento através do aplicativo ou cartão eletrônico”, explica o diretor da BC Trânsito, Ricieri Ribas.
Continua depois da publicidade
Opções de embarque
O BC Coletivo terá três opções de embarque. A primeira com recarga através do aplicativo, usando QR-Code ou tecnologia NFC. A segunda, com cartão eletrônico de passagem, disponível para compra e aquisição de créditos na sede da PGTur, na rua Biguaçu, 555, bairro dos Municípios. E a última, com pagamento em dinheiro.
O aplicativo do transporte coletivo ainda oferece benefícios previstos em lei, como a gratuidade para idosos e o desconto para estudantes. Na hora do cadastro, o usuário poderá escolher a modalidade e enviar fotos dos documentos para comprovação. Empresas interessadas em adquirir o vale-transporte devem fazer o cadastro presencialmente na PGTur.
Para atender aos passageiros e esclarecer sobre as mudanças, um balcão de informações está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na sede da autarquia BC Trânsito, na avenida Santa Catarina, 701, bairro dos Estados. O novo aplicativo pode ser baixado via site www.bccoletivo.com.br, onde é possível consultar outras informações.
“As novidades vêm para melhorar a mobilidade e a cobertura do transporte coletivo na cidade, além de facilitar o embarque e reduzir custos para os passageiros. As melhorias foram pensadas pela Central de Inteligência do Trânsito de Balneário Camboriú, que ouviu sugestões dos usuários de transporte público no município”, explica o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos).
Acesse o sistema, apontando a câmera para o QR Code
Continua depois da publicidade
O sistema entra em operação domingo, dia 1° de maio. O aplicativo deve ser baixado pelo celular, por onde o usuário terá acesso ao QR-Code que libera a catraca na hora do embarque. O código será de uso único e atualiza no aplicativo a cada cinco segundos. As recargas também poderão ser feitas pelo app..
Para usuários de Android, o link para baixar na Google Play é: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.onboard.bilhete_digital_user. Para usuários de iOS, o aplicativo está na App Store: https://apps.apple.com/br/app/bilhete-digital-onboard/id1585023442.
Quem preferir a maneira tradicional de embarque, através de cartão eletrônico de passagem, o mesmo seguirá disponível para aquisição de créditos diretamente na sede da empresa. A opção de compra da passagem em dinheiro na hora do embarque continua normal.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.