800 mil litros
Itajaí ganha novo reservatório de água
‘Caixa gigante’ garante abastecimento à área rural por cerca de 22 horas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



O novo reservatório de água do bairro Limoeiro, em Itajaí, desenvolvido pelo Semasa, já está em pleno funcionamento e é um marco na distribuição de água potável na área rural do município. A torre de 20 metros está instalada junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro.
A capacidade do novo reservatório é de 800 mil litros, oito vezes maior do que a reservação total anterior, que era distribuída entre diversas pequenas unidades, agora já desativadas.
Continua depois da publicidade
A construção do equipamento foi concluída no ano passado, com investimento R$ 1,1 milhão. Neste mês de fevereiro foram feitos diversos testes para garantir o funcionamento pleno com segurança nas operações. O trabalho incluiu um teste hidrostático, que levou 15 dias para a execução completa e garante que não há vazamentos.
De acordo com o diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre, a estrutura é o pilar inicial da renovação do sistema de tratamento da água captada no ribeirão Mineral. “Em breve avançaremos com a implementação de uma nova estação de tratamento, aplicando tecnologias ao desenvolvimento do interior de nossas comunidades”, explica.
Continua depois da publicidade
O novo reservatório já demonstrou sua importância para a região ao prevenir o desabastecimento durante um episódio de turbidez excessiva no ponto de captação, após intensas chuvas, ainda no período de testes. “A estrutura passou por testes, inclusive num período bem crítico no Limoeiro, e garantiu a reserva de água por 22 horas, havendo a impossibilidade de captar água do ribeirão Mineral, devido a alta turbidez. Com os reservatórios anteriores, essa garantia era de apenas duas horas”, informou o Semasa.
A inauguração da estrutura ocorreu na noite de quarta-feira. Nos próximos meses, o Semasa começará a construir o reservatório da Praia Brava com capacidade para cinco milhões de litros. A obra está em fase de licenciamento ambiental. O Semasa também irá construir a nova ETA Limoeiro, com investimento de um milhão de reais.