FAZENDA
Obra de prédio de 19 andares detona casa
Casa foi atingida por pedaços de madeira, pregos, cimento, que acabaram quebrando o telhado
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A obra de um prédio de 19 andares na rua Antônio Rocha de Andrade, no bairro Fazenda, em Itajaí, se tornou uma enorme dor de cabeça para a moradora da casa ao lado. Segundo ela, a construção começou há mais de um ano e tem danificado o telhado da sua casa, que fica colada no muro da obra.
Sem tela de proteção, pedaços de madeira, cimento e até embalagem de prego já caíram sobre a casa, denuncia a vizinha.
Continua depois da publicidade
Os estragos têm gerado inundações na residência. “Estou com os móveis estufados, tiramos mais de 38 baldes de água de dentro da casa até o momento. Danificou o computador do meu amigo que estava sobre a cama, os colchões já estão apodrecendo porque já são mais de quatro vezes que vem inundando a casa. Foram feitos uns reparos, mas no último temporal, mais uma vez tornou a molhar, resultado de muito cimento na calha. E uma estrutura de madeira que fica ao lado de casa despencou”, relata. Ela conta ainda que tem medo de entrar água na fiação da casa e causar um incêndio.
A vizinha já tentou contato com a construtora responsável, Borba e Borba, mas conta que não teve retorno. Segundo ela, já houve até bate-boca com a proprietária da empresa por causa do lixo deixado na calçada entre os dois imóveis,
Continua depois da publicidade
Vai dar assistência
O engenheiro responsável pela obra, Isaías Júnior, diz que a empresa irá entrar em contato com a moradora para prestar assistência e fazer os reparos na casa. Ele explica que uma proteção da madeira fixada na parte de embasamento acabou se desprendendo com uma forte chuva de granizo que caiu na cidade no final do ano.
“É normal que mesmo com tela, alguma coisa de areia, sujeira, massa ou outro material acabe caindo. Mas a tela já foi retirada, porque já finalizamos o reboco. Este pedaço de madeira que caiu não veio da torre, foi de uma parte do embasamento no salão de festas, que já retiramos porque foi danificado com a chuva, não foi por falta de tela. Eu já solicitei que um funcionário entrasse em contato, mas vou pedir novamente”, afirma Isaías. Ele diz ainda que em outras situações a construtora já deu assistência à vizinha.
Prefeitura vai verificar
A secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí afirma que “não recebeu reclamações sobre a obra. Porém, a equipe de fiscalização irá verificar a situação e repassar as orientações necessárias para evitar a queda de detritos nas propriedades vizinhas”.
Ainda de acordo com a pasta, o uso de tela de proteção nas construções é um dos itens determinados pela NR18, cuja fiscalização é feita pelo Ministério do Trabalho.