Medo de disco-voador
“Luzes estranhas” no céu da região são passagem de satélites Starlink
Morador do bairro Fazenda registrou o "fenômeno” de objetos voadores não identificados esta semana
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Moradores de Itajaí que avistaram “luzes estranhas” se movimentando alinhadas no céu de Itajaí nessa semana não precisam se preocupar com alguma suposta invasão extraterrestre. Os objetos Voadores Não-Identificados (Ovnis) se tratam da passagem de satélites do projeto Starlink, ligada à empresa SpaceX, segundo confirmam pesquisadores e observadores astronômicos.
Em Itajaí, os pontos luminosos no céu foram avistados por volta das 18h30 de terça-feira.
Continua depois da publicidade
O morador João Vitor de Oliveira Caetano, de 19 anos, do bairro Fazenda, fez o registro das “estrelas andando em carreirinha” perto da constelação do Cruzeiro do Sul. “Durou de uns cinco a oito minutos”, contou, destacando que, mesmo distante, as luzes pareciam bem brilhantes.
João disse que os moradores não sabiam do que se tratava o “fenômeno”. “Todo o pessoal mais velho daqui falou que nunca tinha visto algo parecido,” relatou. O flagra das curiosas luzes já foi relatado em março e abril no estado. O diretor do observatório Astronômico de Brusque, o astrônomo Silvino de Souza, explica que o colar luminoso são os satélites do projeto Starlink.
O projeto do empresário Elon Musk visa criar um sistema com internet banda larga com cobertura planetária. A previsão é o lançamento de quase 12 mil satélites. “Essas passagens serão cada vez mais comuns,” comenta Silvino. Os equipamentos são lançados do foguete Falcon 9 e passam a uma altura entre 320 e 400 quilômetros da superfície da Terra.
“Os satélites não têm luz própria mas refletem a luz do sol”, informa o pesquisador, desvendando o “mistério” dos pontos luminosos. Segundo Silvino, os satélites costumam ficar visíveis no início da noite, a partir das 18h, na contra-luz do pôr do sol, ou de manhãzinha, entre 5h30 e 6h30, quando a luz solar também é refletida pelos painéis dos equipamentos.
Visitação reaberta
Silvino relatou que as pessoas têm ligado bastante pro observatório pra tirar dúvidas sobre as luzes. Ele está aproveitando o interesse pra convidar os interessados pelos fenômenos astronômicos a visitar o observatório, que está retomando o atendimento. O agendamento de grupos é pelo telefone (47) 99937-1084 (WhatsApp e Telegram). As observações foram retomadas inclusive aos sábados, das 19h às 23h. Na quarta-feira, quando é prevista a maior superlua de 2021, o local estará aberto. No mesmo dia, acontece um eclipse total da lua, mas apenas parte do fenômeno poderá ser visto no Brasil, e ainda só em algumas regiões do país.
Brilho depende do local onde está o observador
Em Itajaí, o astrônomo amador Rômulo Mafra, que faz parte do grupo de Astronomia do Vale do Itajaí, disse que as luzes avistadas na terça-feira em Itajaí são de um lançamento de satélites feito no dia 9 de maio. “Passaram aqui às 18h33, de sudoeste pra nordeste. Eles só são visíveis em certos horários que pegam o sol nas antenas e refletem onde está escuro”, comenta. Rômulo confirmou a trajetória pela proximidade com a Cruzeiro do Sul.
Continua depois da publicidade
“Num dos vídeos mostra a Cruzeiro do Sul abaixo da linha de onde está passando a ‘tripa’ de satélites,” disse. Conforme analisou, a escala de magnitude, que mede o brilho de um objeto astronômico, chegou a 2,3, que ainda não é uma intensidade alta pra esse tipo de objeto. “Mas depende de quão escuro já está e quão escuro é o local onde se assiste”, ressalta Rômulo. “Magnitudes melhores são de 0 pra baixo. Quanto mais negativo, mais brilhante”, completa.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.