BALNEÁRIO
Ponte “torta” viraliza na internet
Concessionária Arteris esclarece que projeto está adequado e que encaixe de geometria será feito na etapa final da obra, a partir de domingo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




As obras de construção da nova ponte da BR-101 sobre o rio Camboriú, em Balneário Camboriú, que entram na etapa final a partir de domingo, viraram meme nas redes sociais devido a um desalinhamento entre a cabeceira da ponte e a via marginal. Imagens mostram que não haveria o encaixe perfeito entre a pista e cabeceira.
Os comentários na internet apontaram que teria ocorrido um erro de engenharia no projeto, porque o desvio não teria sido calculado. A concessionária Arteris rebateu as críticas, esclarecendo que o desalinhamento já estava previsto no projeto. Segundo a empresa, a vegetação ao lado da ponte fica em área rochosa, não sendo possível a construção passar no local.
Continua depois da publicidade
A concessionária diz que a próxima etapa é fazer o alinhamento da pista da via lateral com a ponte, numa extensão de 120 metros. “O encaixe com alinhamento de geometria está previsto em projeto e acontece conforme o cronograma da obra”, informou a empresa.
Além de duas pistas, a ponte conta com passeio para pedestres e ciclistas, que também será ligado à marginal. A ponte deve ser liberada para o tráfego só no segundo semestre. O trabalho de encaixe das cabeceiras com a via marginal começa a partir das 22h de domingo e tem duração prevista de três meses.
Continua depois da publicidade
Segundo a Arteris, 94% das obras da ponte estão concluídas. A estrutura tem 426 metros de extensão por 10,3 metros de largura e pretende melhorar a mobilidade e segurança viária na região, que é um dos principais pontos de formação de filas.
Fechamento da rua 3300
As obras vão seguir também do lado do centro, provocando restrição no acesso à Balneário pela rua 3300, na altura do km 135,3 da rodovia. A entrada será fechada no trecho porque a concessionária fará as obras de terraplenagem e implantação da pista para encaixar o fluxo que vai passar sobre a ponte até a avenida Marginal Leste. A opção dos motoristas é entrar na cidade pela rua 1926.
Ainda na etapa final das obras será feita a ligação da marginal da BR com a rodovia Interpraias, com início em maio. Com isso, os motoristas que vem das praias agrestes poderão acessar à região central de Balneário, passando pela nova ponte sem pegar a BR, quando a obra estiver concluída.
No segundo semestre, a Interpraias não terá mais ligação direta com a BR-101, com o fluxo só na marginal. A entrada no km 137 passará a ser o acesso principal pra Balneário no sentido norte.