CONTRA O LOCKDOWN
Carreata movimentou as ruas de Itajaí e BC
Associação de bares e restaurantes promoveu ação contra fechamento dos comércios
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A manifestação convocada pela associação de Bares e Restaurantes de Balneário Camboriú (ABRES) reuniu centenas de carros em frente da loja Havan, no bairro Fazenda, em Itajaí. O protesto era contra o lockdown de final de semana, decretado pelo governo do estado para conter o avanço da covid-19, e percorreu as ruas de Itajaí e Balneário Camboriú.
Carros com bandeiras do Brasil, motociclistas vestindo verde e amarelo e senhoras usando máscaras com a imagem do presidente Jair Bolsonaro marcaram a manifestação. Frases como “todo trabalho é essencial”, “sem os finais de semana não pagamos as contas” e “intervenção militar já! Sem lockdown” estavam nos veículos dos participantes.
Continua depois da publicidade
A polícia Militar e a guarda Municipal organizaram a saída de carros em frente da Havan. A movimentação começou no início da tarde, segundo o motociclista Alair Martins, 60 anos.
Às 13h, Alair já tinha chegado vestindo a camiseta do Brasil para participar do protesto. “O Brasil que todos queremos depende de nós. Estamos aqui pelo Brasil”, dizia o morador de Itajaí.
Continua depois da publicidade
Duas senhoras carregavam a bandeira nacional. “Viemos por um Brasil mais justo, sem corrupção, para defender o nosso presidente e sem lockdown”, disse Marisa Vieira, 67 anos.
A carreata saiu de frente da Havan da Fazenda e seguiu para Balneário pela avenida Brasil, da Barra Norte em direção à Barra Sul, depois avenida Atlântica e Estrada da Rainha, no sentido da Praia Brava.
Pelas ruas de Balneário, os veículos encontraram muito apoio. Pessoas vestindo as camisetas com as cores da bandeira do Brasil estavam nas ruas aguardando a carreata. Houve aglomeração de pessoas na praça Almirante Tamandaré para acenar aos carros.
A carreata deixou uma enorme fila na avenida Altântica. Os manifestantes retornaram pela avenida José Medeiros Vieira, rua Luci Canziani, ao lado do Bravamall Shopping, e finalizam a manifestação trafegou novamente pela rodovia Osvaldo Reis até o Centreventos de Itajaí. O percuso levou mais de duas horas.
Embora a organização tenha anunciado que o uso de máscaras era obrigatório, várias pessoas não usavam a proteção individual contra a covid-19.
Santa Catarina chegou no domingo a 730.968 casos confirmados de coronavírus, com 8695 óbitos causados pela doença desde o início da pandemia.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"