A associação Pró Menor lar Padre Jacó completa hoje 37 anos de serviços prestados à comunidade de Itajaí. A associação foi fundada em 2 de abril de 1982, com caráter educacional, cultural, esportivo, socioambiental, beneficente e de assistência social. A sede fica no bairro Fazenda e é uma das 115 obras da rede Salesiana Brasil de Ação Social.
Continua depois da publicidade
O lar começou graças a sensibilidade do padre Jacobus Hendrikus Koopman. Ela era pároco da igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda, e percebeu a difícil realidade enfrentada por crianças e adolescentes ...
O lar começou graças a sensibilidade do padre Jacobus Hendrikus Koopman. Ela era pároco da igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda, e percebeu a difícil realidade enfrentada por crianças e adolescentes carentes da região.
Continua depois da publicidade
As famílias vinham para Itajaí atrás de melhores condições de vida e acabavam criando bolsões de pobreza. Em 1981, ele criou a “Associação para atendimento ao menor”, junto com um grupo de pessoas da comunidade. A criação oficial da associação só aconteceu um ano depois, após a morte do padre Jacobus.
O casal Ivo Ramos “Kavico” e Catarina Lenir Ramos deram o nome inicialmente de orfanato e, de fato, o local acolhia crianças e adolescentes órfãos. Em 1990, a instituição foi entregue à congregação das Filhas de Maria Auxiliadora.
Continua depois da publicidade
Com o nome de Assosciação Pró-Menor Lar Padre Jacó, sendo um orfanato misto com regime de internato com capacidade para 25 crianças.
Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, a entidade passou a rever sua atuação e buscou empreender em um trabalho articulado com a família, escola e sociedade.
A partir de 1995, o Lar Padre Jacó começou a realizar o trabalho que segue até hoje: socioeducativo oferecendo um programa de jornada ampliada para crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 17 anos. Atualmente, o local atende 150 crianças, adolescentes e familiares.
Em 2014 iniciou também o programa de Educação Infantil (Pré-Escola), como unidade Salesiana conveniada, atendendo hoje 200 crianças de 4 a 5 anos no período integral e parcial. Todos os meses 350 crianças e adolescentes são beneficiados pelo Lar Padre Jacó.