A foto que está circulando pelas redes sociais de uma grande língua negra que sai do rio Marambaia e chega à praia do pontal Norte, em Balneário Camboriú, é mesmo verdadeira. A confirmação foi feita ao DIARINHO pela assessoria da Emasa, pelo secretaria de Meio Ambiente da prefeitura e pelo corpo técnico do comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do rio Camboriú.
Continua depois da publicidade
O caso ocorreu em 23 de outubro. A Emasa garante que não é esgoto e sim o lodo do fundo do canal que se agitou por conta da maré alta. Como a maré teria subido rapidamente, teria provocado uma espécie ...
O caso ocorreu em 23 de outubro. A Emasa garante que não é esgoto e sim o lodo do fundo do canal que se agitou por conta da maré alta. Como a maré teria subido rapidamente, teria provocado uma espécie de “pororoca”, que remexeu o fundo do rio.
Continua depois da publicidade
Ike Gevaerd, secretário de Meio Ambiente, diz que a fiscalização foi acionada um dia depois. “Quando chegamos lá a mancha já tinha se dissipado”, informa. “Fomos informados que era excesso de lodo no fundo do rio, fruto de décadas de descaso e que o governo atual está procurando resolver”, argumentou.
O oceanógrafo Paulo Ricardo Schwingel, doutor em ciência e tecnologia ambiental e coordenador do corpo técnico do comitê da Bacia Hidrográfica do rio Camboriú, não tem dúvidas sobre a mancha negra no Marambaia: “Essa foto é verdadeira, não há dúvidas”.
Continua depois da publicidade
Para ele, se trata mesmo é de esgoto e não só o lodo do fundo do rio. “Provavelmente, nesse caso de acúmulo de dejetos na água, é que teve maré mais alta e represou a saída de esgoto. Aí, quando saiu, foi aquela quantidade enorme. É esgoto mesmo e isso não é raro”, afirma.