O curso de Fonoaudiologia da Univali faz durante toda esta semana ações de esclarecimento e conscientização sobre a gagueira. A programação faz parte da semana Nacional de Atenção à Gagueira, e tem como tema principal as crianças que são afetadas pelo problema na fala. A ideia é ensinar os pais como lidar com as dificuldades dos pequerruchos, e explicar quando é hora de procurar ajuda profissional.
A coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Univali, Sinara dos Santos Hutner, diz que os especialistas apontam diversas razões pro surgimento da gagueira. Entre elas tão os fatores hereditários ...
A coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Univali, Sinara dos Santos Hutner, diz que os especialistas apontam diversas razões pro surgimento da gagueira. Entre elas tão os fatores hereditários, passados de pai pra filho.
Continua depois da publicidade
Além disso, a repetição das sílabas na hora de falar pode ter causas neurológicas, emocionais e até mesmo de caráter social, quando a criança tá com a autoestima lá em baixo.
Sinara explica que muitas crianças sofrem de uma gagueira passageira, que muitas vezes pode se tornar um problema pra vida toda. Isso rola porque os pequerruchos que tão na fase entre dois anos e meio a três anos e meio começam a ser mais falantes, mas por terem poucas palavras no vocabulário, acabam gaguejando e demorando a buscar palavras que possam expressar o que querem dizer.
A especialista diz que esse processo é natural, mas caso os pimpolhos sejam pressionados por pais ou professores a falar direitinho, podem efetivamente tornarem-se adultos gagos. Sinara avisa que os pais devem estar atentos, pra saberem identificar quando o problema saiu de controle, e é hora de buscar um fonoaudiólogo.
A ação
A galera da Univali tá distribuindo folhetos educativos em escolas de Itajaí e Balneário Camboriú, pra que sejam bizolhados pelos pais. As famílias que tiverem interesse também poderão ser atendidas na facul amanhã, das 19h10 às 20h, no bloco 24 do campus peixeiro.
Na sexta-feira, quando é comemorado o Dia Internacional da Atenção à Gagueira, fessores e alunos da universidade estarão na rua Hercílio Luz pra prestar informações ao povão.