O empresário Narbal Andrade de Souza, o Duca, proprietário do sistema Menina de Comunicações, e o ex-vereador José Lourenço de Oliveira, o Zezo, tiveram seus bens congelados pelo juiz Osmar Tomazoni, da Vara da Fazenda Pública de Blumenau. A ação civil rolou no mês passado e foi movida pela agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), por causa da aquisição e financiamento do Viena Park Hotel, na Terra dos Alemóns. Além dos dois, mais sete pessoas e quatro empresas estariam envolvidas na treta. O bloqueio de bens foi fixado em R$ 14 milhões, que seria o valor corrigido da pendenga dos réus com o Badesc.
Continua depois da publicidade
De acordo com o processo, a dívida do Viena Park Hotel nasceu no final da década de 80 e até hoje não foi paga. Na época, ficaram hipotecados dois estabelecimentos comerciais e um industrial. Muitos ...
De acordo com o processo, a dívida do Viena Park Hotel nasceu no final da década de 80 e até hoje não foi paga. Na época, ficaram hipotecados dois estabelecimentos comerciais e um industrial. Muitos anos depois da sentença, em julho de 2006, ainda sem ter quitado o compromisso, a direção do hotel, já de propriedade de Narbal, resolveu substituir as garantias dadas e fazer um acordo pra parcelar o débito, pois o empresário supostamente faria um convênio com uma empresa alemã pra tocar o local.
Continua depois da publicidade
Foi aí que a empresa, através de Duca, apresentou alguns imóveis em Camboriú e Balneário Camboriú, que seriam suficientes pra garantir o pagamento da pendenga milionária. No entanto, segundo o processo, Narbal teria apresentando imóveis diferentes dos oferecidos na garantia todos em áreas desvalorizadas, em que não se podia construir.
Após o despacho do juiz, ficou decretado o congelamento dos imóveis e dos veículos registrados em nome dos réus, que são: Viena Park Hotel, Narbal Andrade de Souza, Clarice Busato de Souza, José Lourenço de Oliveira, Carmen Coelho de Oliveira, André Renato Pitz, JLO Imóveis, Henrique Reis Bergan, Ruth Hauer Bergan, Icaraí Cassino Hotel Ltda, Born Incorporações e Construções Ltda, Marcos Born e Edna Hauer Bergan.
Continua depois da publicidade
Na tarde de ontem, a reportagem tentou conversar com Duca, mas foi informada por sua secretária que o empresário e sua família estão em viagem de férias pela Flórida, nos Estados Unidos. O ex-vereador Zezo também não foi encontrado.