Falta pouco pra rua 2500, no centro do Balneário Camboriú, se transformar num verdadeiro deserto. A via deixou de ser frequentada pelos carangos depois que a Terceira e a Quarta avenidas trocaram de mão. Agora, com o baixo fluxo, empresários e comerciantes amargam o prejuízo. As principais avenidas do centro do Balneário eram ida e frida. Pra melhorar o vaivém de veículos, a Terceira avenida foi transformada no sentido sul pro norte e a Quarta avenida, no sentido contrário. A mudança rolou no dia 5 deste mês.
Continua depois da publicidade
O perrengue rola porque a rua 2500, que é mão única no sentido da Terceira pra Quarta avenida, tá praticamente sem acesso. Como a Terceira não segue mais no sentido norte, apenas a Quarta faz com ...
O perrengue rola porque a rua 2500, que é mão única no sentido da Terceira pra Quarta avenida, tá praticamente sem acesso. Como a Terceira não segue mais no sentido norte, apenas a Quarta faz com que os veículos passem pela rua 2550, que fica no sentido contrário. Pra piorar, quem vem do outro lado, da avenida Atlântica, não pode cruzar a Terceira e seguir reto pela rua 2500, pois a entrada está interditada. O movimento da rua caiu 90%, lamenta o dono da Glass Film, Giancarlo de Conto, 28 anos.
Continua depois da publicidade
O proprietário da loja Mafra Tintas, Moacir Mafra, 44, afirma que tem até feito entregas de casa em casa. Mesmo assim, já notou que tá no vermelho e ameaça buscar seus direitos na dona justa. Teve dia de eu fechar com R$ 1 no caixa. Isso nunca aconteceu antes, lascou.
Os comerciantes afirmam que uma boa solução pro perrengue seria trocar a mão da via e fazer com que ela seguisse da Quarta pra Terceira avenida. Se mudar de mão, os carros vão voltar a descer por aqui, palpita o dono da César Propagandas, César Simas, 52.
Continua depois da publicidade
Vai trocar
O secretário de Planejamento do Reino da Dinamarca, Auri Pavoni, afirma que nunca teve a intenção de prejudicar os comerciantes da rua com a troca de vias. Ele diz que os sentidos foram invertidos pra melhorar o fluxo dos carangos e já estuda formas de melhorar a passagem pela rua 2500. A ideia inicial é que a 2500 mude de sentido e ligue a Quarta com a Terceira. Hoje (ontem) vamos fazer uma experiência pra mudar os sentidos.
Na tarde de ontem, as placas da rua já tinham sido trocadas de lado, mas a via continuava na mão inversa. É provável que a troca role a partir de hoje.