A piscina da casa número 821 da rua São Vicente, bairro São Viça, tá com água até a borda. Até aí, nenhuma novidade, não fosse o fato de a água não é clarinha e limpinha mas sim uma sobra de água da enchente do início de setembro. Ou seja, faz um mês que o líquido podre adormece na baia, que tá fechada e com placas de aluga-se. Os moradores da vizinhança já reclamaram pra prefa peixeira, mas até agora, afirmam, nada foi feito. O medo deles é que a piscina seja criadouro do mosquito da dengue, fato descartado, já que o Aedes aegypti gosta de água limpinha. No entanto, afirma a vigilância Sanitária de Itajaí, a aguinha imunda pode provocar outros tipos de doença, como a leptospirose, transmitida pela urina do rato.
Continua depois da publicidade
Até o final do ano passado, a casa era usada como creche pela prefa do Itajaí. Mesmo naquela época, a piscina da baia já era alvo de reclamações. Eles vieram e encheram de areia, recorda dona ...
Até o final do ano passado, a casa era usada como creche pela prefa do Itajaí. Mesmo naquela época, a piscina da baia já era alvo de reclamações. Eles vieram e encheram de areia, recorda dona Iranir, 55 anos. Este ano, a administração itajaiense mandou a creche pra outro prédio e a casa ficou vazia. A água está suja, tem lugar que está até verde, afirma Iranir.
Continua depois da publicidade
Tem que achar o dono
A vigilância Sanitária de Itajaí contou que não recebeu denúncias sobre a piscina, mas informou que vai verificar a situação. Adelcio Medeiros, supervisor do Controle da Dengue do Núcleo de Zoonoses da prefa, explicou que o procedimento é avisar o proprietário sobre a pendenga e dar um prazo para resolver o problema. Se nada for feito, o dono será autuado.
Continua depois da publicidade
Vamos orientar o proprietário sobre o tratamento com hipoclorito de sódio, necessário para descontaminar a água. Isso elimina o risco de contaminação da leptospirose explica Adelcio.
O DIARINHO ligou pros telefones da imobiliária responsável pelo imóvel, que estavam numa placa em frente à casa, mas os aparelhos ou estavam fora de área ou desligados.