Hoje é Dia das Crianças. Pra muitos, apenas uma data comercial. Mas pros pequerruchos, um dia de grande expectativa de ganhar presentinhos e o carinho dos pais e familiares. O problema é que nem todos os pequenos têm este afago ou em quem se espelhar. Algumas crianças, vítimas de abuso físico ou sexual, ou até que conviveram com problemas familiares, moram hoje em abrigos e são carentes de amor e atenção. Pra tentar mudar um pouco isto, nesta data tão especial pros baixinhos, a associação Passos de Integração, de Itajaí, realiza hoje uma grande festa pras 14 crianças de sua casa-lar. Os pequerruchos ganharão diversos presentes, lanches especiais e poderão se divertir com muitas brincadeiras.
Continua depois da publicidade
Entre as crianças da associação está a pequena F., de 13 anos, que sonha ser modelo e está ansiosa em comemorar, pela primeira vez, o Dia das Crianças. Ela foi pra associação por causa da negligência ...
Entre as crianças da associação está a pequena F., de 13 anos, que sonha ser modelo e está ansiosa em comemorar, pela primeira vez, o Dia das Crianças. Ela foi pra associação por causa da negligência de seus pais, usuários de droga, e vai comemorar a data ao lado do irmão de 11 anos, que também mora no abrigo. Ontem, F. estava ao lado de sua amiguinha A., também de 13 anos e que foi pra associação pelo mesmo motivo: ne-gligência dos pais. As duas contavam os minutos pra festinha de hoje e sonhavam ganhar um celular ou uma câmera digital. Mas, mais do que uma oportunidade de receber presentes, a comemoração trará pra essas meninas momentos de alegria que farão esquecer qualquer lembrança ruim do passado.
Continua depois da publicidade
A assistente social Scharlene Vieira conta que tudo foi preparado com muito carinho e os presentes foram adquiridos com o auxílio de empresas e da população peixeira. Além de hoje, rolará mais festerê pra criançada da associação no sábado e no domingo, devido ao grande número de contribuições.
A Passos de Integração
Continua depois da publicidade
A associação Passos de Integração é uma entidade sem fins lucrativos, que busca garantir a proteção e os direitos das crianças e adolescentes. Hoje, ela abriga 14 pequenos, de nove a 15 anos. Eles ficam diariamente na casa-lar, onde realizam diversas atividades e recebem acompanhamento de pessoas especializadas. Todos que moram na associação foram encaminhados pelo conselho tutelar ou pelo poder judiciário, após sofrerem com a negligência dos pais ou algum tipo de violência física ou sexual. Quem quiser colaborar com a Passos de Integração ou esclarecer dúvidas sobre a adoção destas crianças pode entrar em contato pelo telefone (47) 3349-9632.