Em Itajaí, a educação no trânsito começa na escola. Por este motivo, a partir desta semana, a coordenadoria de Trânsito (Codetran) conta com um reforço: o Aluno Guia. O projeto foi lançado na manhã de ontem, na secretaria de Segurança ao Cidadão. Pra participar do Aluno Guia, os estudantes tiveram que participar de 20 horas de aulas práticas e teóricas.
Continua depois da publicidade
Segundo a agente de trânsito, Neliane Cachoeira, as crianças têm a missão de conscientizar os motoras e pedestres sobre a educação no trânsito. Os alunos que participam do projeto vão auxiliar ...
Segundo a agente de trânsito, Neliane Cachoeira, as crianças têm a missão de conscientizar os motoras e pedestres sobre a educação no trânsito. Os alunos que participam do projeto vão auxiliar os agentes no trabalho nas faixas de segurança e auxiliar os pedestres a atravessar a rua de maneira segura, explica.
Continua depois da publicidade
A primeira unidade de ensino a receber o projeto é a João Paulo II, nos Cordeiros. Vinte e quatro alunos, com idade entre 9 e 14 anos, foram selecionados. Ludmila Tauane, 10 anos, é uma delas. Eu quis participar do projeto porque quero ajudar a deixar o trânsito mais seguro, garante. Quando estiverem nas ruas, os Alunos Guias vão estar identificados com camiseta, colete e boné do projeto.
Foram premiados
Continua depois da publicidade
Além do lançamento do projeto Aluno Guia, a Codetran também fez a entrega da premiação aos alunos vencedores do 1º prêmio Codetran de Redação. O concurso, que tinha como tema Juntos podemos salvar milhões de vidas, estimulou a criação de 1100 redações por alunos do 4º ao 8º ano da rede municipal de ensino. Deste total, foram selecionadas 40 e seis foram vencedoras do concurso. Uma delas é a da pequena Keyse Souza, oito anos. A menina, que estuda na escola Básica Francisco Celso Mafra, ficou em 2º lugar na categoria das séries iniciais, escreveu um texto sobre direção defensiva em homenagem ao pai, Edemilson Souza. Pra escrever a redação, eu me inspirei no meu pai, que morreu aos 40 anos num acidente de moto. Ele perdeu a vida no trânsito, contou.
Além de Keyse, os estudantes Amanda Dagostine, do 5° ano da escola básica Melvin Jones (1º lugar), e Christian Luiz Marcelino, do 4° ano da escola básica Elias Adaime (3ª lugar), foram premiados na categoria séries iniciais. Já na categoria séries finais, os premiados foram Kauane Holochesri Espindola, da 8ª série da escola básica Gaspar da Costa Moraes (1º lugar), Elias Gomes, da 8ª série da escola básica Professora Inês Cristofoline de Freitas (2º lugar) e Eduarda Brand Silva, da 7ª série da escola básica João Paulo II (3º lugar). Os alunos que tiraram o primeiro lugar faturaram um Playstation 2 e dois ingressos pro parque Beto Carrero World, os do segundo, uma bicicleta e duas entradas pro parque Beto Carrero e os do terceiro lugar garantiram dois ingressos pro parque temático da Penha.
Estacionamento rotativo
Durante a solenidade, também rolou o lançamento do projeto Estacionamento Solidário em comemoração ao primeiro ano do estacionamento rotativo eletrônico em Itajaí. De acordo com o coordenador da Codetran, José Alvercino Ferreira, a partir deste ano, todo dinheiro arrecadado no dia 19 de dezembro será entregue pra instituições de Itajaí. Nós queremos que o dinheiro arrecadado neste dia seja usado por instituições de caridade, que tanto precisam desta verba. Este ano, a bufunfa será encaminhada pra comissão do Bem Estar do Menor (Combemi).