As festas de outubro vão tirar a rede hoteleira do Balneário Camboriú do sufoco. É o que acredita a empresária Dirce Fistarol, diretora do sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindsol) da Maravilha do Atlântico. A estimativa da dirigente sindical é que o povo que vem pra região curtir a Oktoberfest de Blumenau, a Fenarreco de Brusque e a Marejada de Itajaí ocupe algo entre 35% e 45% dos leitos da cidade. Já dá pra dizer que vamos estar numa pré-temporada, comemorou a dirigente sindical.
Continua depois da publicidade
Ocupar menos da metade dos 19 mil leitos que Balneário Camboriú tem na rede hoteleira pode não parecer muito. Mas, pros empresários do ramo, é que o vai salvar a safra da baixa temporada. Tivemos ...
Ocupar menos da metade dos 19 mil leitos que Balneário Camboriú tem na rede hoteleira pode não parecer muito. Mas, pros empresários do ramo, é que o vai salvar a safra da baixa temporada. Tivemos um agosto e um setembro muito ruins por causa das chuvas e da enchente e, pelo menos agora, vamos sair do vermelho, afirma Dirce. Nos dois meses anteriores, bem menos de um quarto dos leitos de hotéis e pousadas da Maravilha do Atlântico foram ocupados.
Continua depois da publicidade
Ontem, calculava Dirce, pelo menos um terço da rede hoteleira já estava ocupado. Mas será a partir de hoje até domingo, por conta do feriado, que vai rolar o pico de turistas na cidade.
Gastronomia e comércio também se darão bem
Continua depois da publicidade
E não é só na hotelaria que a turistada que vem curtir as festas de outubro deixam os empresários rindo à toa. Este período tem reflexo também na gastronomia e no comércio, faz questão de dizer a dirigente do Sindsol.
Ademar Schneider, diretor-geral da secretaria de Turismo da prefa do Balneário, concorda com a empresária. Até mesmo os turistas que ficam em outras cidades, como Blumenau, vêm passear por aqui, visitar o parque Unipraias, fazer os passeios de barco, conhecer o Cristo Luz, diz o bagrão.
As lojas do centrão da cidade, acredita também Ademar, se beneficiam com as festas de outubro. O comércio de Balneário Camboriú é muito ativo, tem uma grande diversidade, uma boa qualidade e bons preços, e acaba sendo uma atração turística, sigaba.