O Pan-americano de Guadalajara, no México, já tem disputas por medalhas em seu primeiro dia de provas. Na sexta-feira rolou a cerimônia de abertura, mas o Pan só começa pra valer neste sábado, quando rolam as primeiras partidas dos esportes coletivos e saem os primeiros ouros nas modalidades individuais.
Continua depois da publicidade
A esperança da delegação brazuca de largar bem no Pan vem da água. O sábado começa com disputas na natação, onde o Brasil quer ganhar sua primeira medalha de ouro feminina da modalidade na história ...
A esperança da delegação brazuca de largar bem no Pan vem da água. O sábado começa com disputas na natação, onde o Brasil quer ganhar sua primeira medalha de ouro feminina da modalidade na história dos jogos.
Continua depois da publicidade
Pra tentar quebrar esse tabu, as minas da natação brazuca disputam o revezamento 4x100 livre, cuja ordem das atletas a caírem na água já está definida: Michelle Lenhardt, Daynara de Paula, Flavia Delaroli e Tatiana Lemos. Antes disso, tem a primeira prova do Pan, os 100m borboleta feminino. Daynara de Paula tem o 22º tempo de 2011 (58s56), mas, entre aquelas inscritas pra Guadalajara, possui a segunda marca do ano. A primeira é da americana Claire Donahue (58s05). Gabriella Silva também participa da prova. Ela volta pra água após uma operação no ombro. Gabi tem o 4º tempo do ano entre as que vieram ao México (59s12).
Ainda na estreia da modalidade em Guadalajara, os dois nadadores que mais provas disputarão pro Brasil começam sua trajetória pelos 400m medley: Joanna Maranhão (cinco provas no Pan 2011, podendo ser seis se for escolhida para completar o 4x200m livre) e Thiago Pereira (oito provas). A outra brazuca na prova de 400m medley é Larissa Cieslak, 23 anos, em seu segundo Pan.
Continua depois da publicidade
Thiago Pereira é franco favorito nos 400m medley masculino, com o 7º melhor tempo do ano (o 1º entre aqueles que desembarcaram no México). Diogo Yabe, o outro brazuca na prova, aparece com o 4º tempo entre os presentes em Guadalajara. Por fim, os 400m livre masculino conta com Lucas Kanieski e Giuliano Rocco.
Mais estreias
Também estreiam neste sábado: badminton, ciclismo de montanha, ginástica rítmica, handebol, pentatlo moderno, remo, squash, taekwondo, tênis de mesa e vôlei. No handebol feminino, a seleção brazuca estreia às 15h (horário de Brasília) contra os Isteites. Dinoite, às 22h, é a vez das minas do vôlei fazerem sua estreia. Elas vão encarar a República Dominicana. Pra fechar as principais modalidades do Brasil no sábado, às 18h, a seleção brazuca individual, formada por Angélica Kvieczynski (Sadia) e Natália Gaudio (Escola de Campeãs), inicia as provas de arco e bola, já podendo conquistar medalha. Mais tarde, às 20h, é a vez das apresentações nas maça e na fita.