O hospital Santa Inês (HSI), no Balneário Camboriú, está ficando vazio. Sessenta funcionários foram dispensados ontem e outros 50 trabalhadores devem ganhar o pé na bunda nos próximos dias. A administração da unidade de saúde optou por cortar o pessoal e enxugar parte da folha de pagamento, pois não recebe mais verba integral da prefeitura, que hoje investe no novinho hospital municipal Ruth Cardoso.
Continua depois da publicidade
Atolado numa dívida de R$ 26 milhões, o Santa Inês não tem condições de bancar sozinho o pagamento de todos os funcionários e corre o risco até de fechar as portas. Nesta fase de transição, com ...
Atolado numa dívida de R$ 26 milhões, o Santa Inês não tem condições de bancar sozinho o pagamento de todos os funcionários e corre o risco até de fechar as portas. Nesta fase de transição, com a maioria dos pacientes sendo transferida pro Ruth, a administração do Santa Inês optou por despachar enfermeiros, técnicos, auxiliares e até médicos, pra manter as portas abertas.
Continua depois da publicidade
Sem citar números, o ainda administrador do HSI, dotô Eroni Forest, explica que o movimento de pacientes por lá tem caído diariamente e não é mais necessário ter uma equipe de aproximadamente 200 pessoas por turno. O médico afirma ainda que a maioria dos funcionários que está deixando o hospital tá sendo contratada pelo Ruth Cardoso. Todos passam por seleção lá. Alguns ficam, outros optam por outro local, conta.
Santa Inês corre o risco de fechar as portas
Continua depois da publicidade
Hoje à tarde, rola uma reunião pra decidir o que será feito com o Santa Inês quando a prefa terminar uma intervenção que realiza no local. O hospital pode fechar as portas ou se tornar um centro especializado em determinadas áreas da saúde, como trauma. Com a abertura do Ruth, a prefa só cobre o custo de atendimentos que não são feitos no novo hospital, como pronto-socorro e cirurgias de alto risco. Quando estes serviços começarem a ser oferecidos pelo Ruth Cardoso, a administração municipal vai largar de mão o Santa Inês, que é uma unidade particular.