Itajaí

Barnabé do INSS tenta livrar cara de abobrões

Funcionário público assumiu toda a bronca. Pra procurador federal não tem como ex-chefão do porto (foto) e sindicalista se livrarem porque eram peças-chave do esquemão

Pintou novidade no processo da dona justa federal que julga os envolvidos na operação Iceberg pelos crimes de peculato (roubar dinheiro público), estelionato, corrupção, prevaricação e lavagem de dinheiro. Um dos principais acusados mudou sua versão e resolveu assumir a bronca pela fraude em cerca de 160 aposentadorias, numa tentativa de livrar a cara de dois figurões de Itajaí apontados como os cabeças do esquema: Wilson Rebelo, ex-superintendente do porto peixeiro, e o sindicalista Carlos César Pereira, secretário do Sindicato dos Motoristas de Itajaí (Sitraroit).

Continua depois da publicidade

A reviravolta do caso rolou na sexta-feira da semana passada. João Roberto Porto, 54 anos, barnabé afastado do instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acusado de fraudar aposentadorias através ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A reviravolta do caso rolou na sexta-feira da semana passada. João Roberto Porto, 54 anos, barnabé afastado do instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acusado de fraudar aposentadorias através do escritório de Tijucas, prestou novo depoimento no processo criminal na dona justa federal. Diferentemente do que havia dito nas vezes anteriores, o barnabé jurou de mãozinhas postas que tanto Wilson Rebelo quanto César do Sindicato não faziam os agenciamentos do pessoal interessado em se aposentador na base da sacanagem.

Continua depois da publicidade

Na prática, João Porto pegou pra si toda a responsa pelo crime. No outro processo, que apura a responsabilidade civil dos envolvidos por improbidade administrativa, ele já havia dado o mesmo depoimento, informou uma fonte ao DIARINHO.

Além de João Porto, também prestaram depoimento César do Sindicato e uma testemunha arrolada por determinação da juíza federal Ana Cristina Krämer.

Continua depois da publicidade

Pra acusação, César e Rebelo são mesmo culpados

O procurador federal Marco Aurélio Dutra Aydos, que acompanha o caso, confirmou a informação de que João Porto mudou sua história e assumiu toda a culpa pela bronca. “Sim, essa foi a versão do acusado apresentada em sua defesa pessoal no seu segundo interrogatório, realizado na sexta-feira, dia 21”, disse ao DIARINHO, por e-mail.

Mas o dotô Marco Aurélio não bota muita fé na estratégia dos acusados em mudar o depoimento do funcionário do INSS. “O conjunto probatório é indicativo de procedência integral da denúncia em todos os seus termos”, afirmou. Ou seja, pro procurador federal, não há dúvidas de que o esquema desmontado pela polícia Federal tinha mesmo Rebelo e César como responsáveis pela história.

O processo criminal, avalia o procurador Marco Aurélio, tá perto do fim. “O julgamento deve ocorrer no primeiro semestre de 2012”, estima o dotô. “A expectativa é de que a condenação dos réus seja compatível em qualidade e quantidade de pena com os fatos praticados, que geraram prejuízos de vulto à Previdência Social”, discursou.

O procurador André Bertuol, que acompanha o outro processo relacionado ao caso, também afirmou não ter dúvidas do envolvimento dos figurões itajaienses. “Até porque os réus Carlos César e Wilson Rebelo eram peças importantes no esquema, e por eles foram cooptados muitos beneficiários, fato declarado pelo réu Porto em sua defesa”, carcou.

Entenda o rolo

Continua depois da publicidade

O escândalo estourou em janeiro de 2008. A polícia Federal prendeu 10 pessoas envolvidas num esquemão de aposentadorias fraudulentas. Entre os acusados engaiolados estavam Wilson Rebelo e César do Sindicato. João Porto, funcionário do INSS que na época tava em Tijucas, também foi em cana.

Pela investigação da PF, Rebelo e César agenciavam pessoas interessadas em se aposentar, mesmo que elas não tivessem toda a documentação, a idade ou o tempo de contribuição suficientes. Era João Porto, descobriu a PF na época, quem fazia as falsificações e tocava a fraude pra frente.

A suposta quadrilha teria tocado mais de 160 aposentadorias fajutas. Em troca, os acusados receberiam entre R$ 3 mil e R$ 25 mil por cada uma das fraudes.

César rompe o silêncio e fala com o DIARINHO

O sindicalista Carlos César Pereira rompeu ontem o silêncio e pela primeira vez falou com a imprensa sobre o caso. “Estou feliz. Ele colocou a mão na consciência e falou a verdade”, disse, referindo-se ao depoimento de João Porto.

Continua depois da publicidade

César fez questão de dizer que aquela não foi a primeira vez que o barnabé do INSS o livrou da culpa pelas aposentadorias falsas. “Ele já tinha dito isso no processo civil”, afirmou. Pro sindicalista, João Porto envolveu muita gente nas suas mutretas e acabou pressionado para falar a verdade. “Ele já devia ter feito isso há muito tempo”, completou.

O secretário do sindicato dos Motoristas garantiu que apenas encaminhava pra João Porto pessoas que precisavam se aposentar e já estariam tanto com o tempo de contribuição quanto com a idade própria pra isso. “Se ele fazia as coisas irregularmente, eu não sei”, assegurou.

Ainda pra César, esse não é o momento de falar sobre a expectativa que tem da decisão da dona justa federal por conta do depoimento de João Porto. “Vou respeitar a decisão da juíza e a opinião do procurador”, limitou-se a dizer. Perguntado se pretende processar o barnabé do INSS, o sindicalista disse que ainda não sabe o que vai fazer. Ele prefere esperar pelo resultado do julgamento.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.14.80

TV DIARINHO


✈️💼 MOTIVA É NOVA CCR! O grupo CCR agora se chama Motiva! A empresa, que administra o aeroporto de Navegantes ...





Especiais

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

JULGAMENTO DO GOLPE

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

ATAQUE NA WEB

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

REDES SOCIAIS EM PAUTA

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Armas, drogas, carros e macacos

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

TECNOLOGIA

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador



Blogs

Andressa se manifesta

Blog do JC

Andressa se manifesta

Nadador medalhista olímpico abre nova temporada de projeto social

A bordo do esporte

Nadador medalhista olímpico abre nova temporada de projeto social



Diz aí

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Diz aí, Jorge Seif Júnior!

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

AO VIVO

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diz aí, Maria Heloisa!

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diretora do Inis participa do “Diz aí!” no DIARINHO

AO VIVO

Diretora do Inis participa do “Diz aí!” no DIARINHO

“O online não vai superar nunca o físico. A gente é de relação. A relação humana está sempre acima de tudo”

Diz aí, Michael Domingues!

“O online não vai superar nunca o físico. A gente é de relação. A relação humana está sempre acima de tudo”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.